Política

SOLENIDADE

Empossada a nova diretoria do Cofecon; economista piauiense está entre os empossados

Solenidade de posse ocorreu no Hotel São Marcos, em Brasília; por causa da pandemia do coronavírus não houve festa

Por Luiz Brandão

Sexta - 28/01/2022 às 13:45



Foto: Luiz Brandão Mesa solene na posse dos novos conselheiros do Cofecon
Mesa solene na posse dos novos conselheiros do Cofecon

A nova diretoria do Conselho Federal de Economia - Cofecon, para o triênio 2022/2024, tomou posse na noite desta quinta-feira (27.01), em solenidade presencial no Hotel São Marcos, em Brasília. Por causa da pandemia da Covid-19 não houve festa, apenas um coquetel para poucas pessoas.

O economista Antônio Corrêa de Lacerda foi reconduzido ao cargo de presidente na  eleição realizada em 11 de dezembro de 2021. Além do presidente de do vice, foram eleitos seus novos conselheiros federais, que também tomaram posse nesta quinta-feira.

A economista piauiense Teresinha de Jesus Ferreira da Silva está entre os novos conselheiros federais eleitos e empossados. Ela foi a segunda mais votada pelos conselheiros de todo o país. A nova diretoria do Cofecon é a seguinte:

Antônio Corrêa de Lacerda, presidente do Cofecon nos dois últimos anos, foi presidente da autarquia em 1999 e vice-presidente em 2019. É doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor-doutor da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Lacerda foi economista-chefe e diretor de economia de empresas e organizações, e atua como consultor econômico. É articulista assíduo de publicações, comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura) e autor de cerca de 20 livros na sua área de atuação, tendo sido um dos ganhadores do Prêmio Jabuti, na área de economia, no ano 2001, pelo seu livro “Desnacionalização”.

Paulo Dantas da Costa empossado como vice-presidente para o ano de 2021. Dantas é graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, especialista em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Como Auditor Fiscal ocupou diversos cargos de direção, inclusive o de Coordenador de Programação Financeira. Foi presidente e vice-presidente do Corecon-BA e presidente do Cofecon em 2014 e 2015. Nos últimos anos teve destacada atuação nas comissões de Normas e Legislação e de Reforma Tributária.

Teresinha Ferreira falou em nome dos novos conselheirosConselheiros federais efetivos

Os economistas Clóvis Benoni Meurer, Lauro Chaves Neto, Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, Maurílio Procópio Gomes, Paulo Dantas da Costa e Heric Santos Hossoé serão empossados no cargo de conselheiro federal efetivo, com mandato no triênio 2022-2024. Conheça abaixo o perfil profissional de cada um deles:

Clóvis Benoni Meurer (1934/RS) – Graduado em Ciências Econômicas e em Administração de Empresas, com especialização em Private Equity e Venture Capital. Possui mais de 30 anos de experiência na atividade de investimentos e em serviços financeiros, liderando mais de 100 operações, com conhecimento em diversos setores, além da estruturação e captação de mais de 10 Fundos.

Lauro Chaves Neto (2195/CE) – Economista, PhD em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e assessor econômico da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Teresinha de Jesus Ferreira da Silva (111/PI) – Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí. É servidora pública com conhecimento na área de planejamento estratégico, inovação, projeto, desenvolvimento e meio ambiente

Maurílio Procópio Gomes (229/AL) – Formado em Economia pela Universidade Federal de Alagoas, trabalhou na Companhia Energética de Alagoas, na Telecomunicações de Alagoas, no Instituto de Desenvolvimento e Administração Municipal, além de ocupar cargos na prefeitura e no governo do Estado na gestão de Ronaldo Lessa. Foi coordenador da Funai Nordeste, com atuação nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Atualmente é aposentado da Secretaria Estadual de Saúde.

Heric Santos Hossoé (1471/MA) – Graduado em Ciências Econômicas, Mestre e Doutor (2018) em Políticas Públicas sendo todos os cursos realizados na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além disso realizou aperfeiçoamento em Didática Universitária pela Escola de Negócios Excellence (ENE). Atualmente é professor na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Conselheiros federais suplentes

Serão empossados como conselheiros federais suplentes, com mandato no triênio 2022-2024, os economistas Eduardo Reis Araújo, Júlio Flávio Gameiro Miragaya, Paulo Hermance Paiva, Rogério Vianna Tolfo, Paulo Roberto de Jesus e Gustavo Casseb Pessoti. Conheça abaixo o perfil profissional de cada um deles:

Eduardo Reis Araújo (1408/ES) – Economista, mestre em economia e consultor do Tesouro Estadual do Espírito Santo. Foi presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES) e é pós-graduado em Gestão Pública com módulo na Blavatinik School of Government em Oxford.

Júlio Flávio Gameiro Miragaya (4972/DF) – Economista que atua como consultor. Graduado em economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, mestre em Gestão Territorial e doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Foi diretor técnico e de atendimento do Sebrae/DF; presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e coordenador geral de planejamento e gestão territorial da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Paulo Hermance Paiva (019/PB) – Formado em Economia na Universidade Federal da Paraíba, é especialista em análise de projetos para o desenvolvimento. Na Unicamp, estudou análise empresarial. Atuou como economista no Banco do Estado da Paraíba por 30 anos, em áreas como análise de projetos, gerência de desenvolvimento. Também exerceu o cargo de diretor de Seguridade da Previdência Privada Paraibana. Atualmente é aposentado.

Rogério Vianna Tolfo (5773/RS) – Economista, pós-graduado em gestão e finanças, especialista em fusões e aquisições, avaliações de empresas, captação de recursos de longo prazo através de projetos de viabilidade e incentivos fiscais. É assessor econômico da Mover’s.

Paulo Roberto de Jesus (1471/SC) – Formado em Economia na Universidade Federal de Santa Catarina e com especialização em Gestão de Segurança de Trânsito pela Unisul. Atuou como economista na Eletrosul ao longo de 33 anos. Atualmente é aposentado e realiza trabalho voluntário. É conselheiro na Fapeu – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, na Universidade Federal de SC.

Gustavo Casseb Pessoti (5241/BA) – Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Análise Regional pelo Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador (PPDRU-Unifacs), além de duas especializações (Planejamento Regional e Orçamento Público pela UFBA e Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Unifacs). É funcionário público concursado pela carreira de Especialista em Gestão Governamental e Políticas Públicas – EPPGG Estadual. Atuou como gerente de Estudos Econômicos e coordenador de Contas Regionais e Finanças Públicas na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/SEPLAN-BA), onde atualmente é diretor de Indicadores e Estatísticas da Sei/SEPLAN. Foi também professor da Universidade Salvador e coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Salvador.

Fonte: Cofecon

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: