Política

Dudu elogia decisão do TCE-PI de auditar o Inthegra

O Tribunal de Contas do Estado vai auditar o sistema de transporte de Teresina

Sábado - 12/05/2018 às 10:05



Foto: Divulgação Inthegra
Inthegra

Proposta pelo vereador Dudu (PT), em requerimento, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) vai auditar o sistema de transporte público urbano de Teresina. A decisão pela auditoria foi proposta pela conselheira Lílian Martins e tem por objetivo apurar o funcionamento do Sistema Inthegra como um todo, desde os custos, passando pelas linhas de ônibus, pelo atendimento à demanda da população e toda a operacionalização do transporte público da capital.

“Isso mostra que é preciso trazer à luz muitos fatos que envolvem as licitações no transporte público de Teresina, haja vista aquele problema grave que causou a retirada de ônibus do consórcio Poty do Inthegra por falta de pagamentos ao empresário proprietário dos veículos, causando uma insegurança à população, que fica sem ter a certeza de que terá ônibus para transporta-los”, comenta Dudu.

A solicitação inicial do vereador Dudu (PT), pedia a investigação da licitação que escolheu as empresas responsáveis pela operação do Sistema Inthegra. Já a conselheira Lílian Martins propôs estender a auditoria a todo o sistema de transporte público da capital, sendo seguida por todos os conselheiros presentes à sessão.

“O TCE-PI prontamente atendeu esta solicitação que irá se estender ao sistema Inthegra como um todo, já que há indícios de superfaturamento nas obras dos terminais e paradas de ônibus”, declara o vereador que afirma que irá acompanhar passo a passo esta investigação do órgão.

A decisão desta quinta-feira amplia a abrangência de medida já aprovada em março, quando o Tribunal aprovou a realização de uma auditoria operacional no Sistema Inthegra, proposta pelo Ministério Público de Contas (MPC), a fim de avaliar o desempenho do sistema e o atendimento ao direito do usuário a um serviço público de qualidade.

Para o vereador Dudu, uma CPI do Transporte Público de Teresina precisa ser instaurada na Câmara de Teresina para investigar à fundo o que acontece na relação Prefeitura, SETUT e empresários.

“A Câmara pode ter este instrumento de investigação, que é a CPI e que tenho insistido que ela exista. Não podemos continuar de braços cruzados vendo os empresários dizendo que estão falidos, a Prefeitura devendo milhões ao SETUT, mas infelizmente a base do governo Firmino segue negando esta CPI”, finaliza Dudu.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: