Política

APURAÇÃO

Dias Toffoli pede investigação da ONG Transparência Internacional

A ONG firmou acordo com o Ministério Público Federal para atuar no combate à corrupção

Redação

Segunda - 05/02/2024 às 15:45



Foto: STF Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli
Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli

O ministro Dias Toffoli pediu nesta segunda-feira (05) uma investigação da ONG Transparência Internacional por suposto recebimento indevido de recursos. A ONG firmou acordo com o Ministério Público Federal para atuar no combate à corrupção em 2018. 

Conforme o pedido, a investigação deve apurar as tratativas firmadas entre Ministério Público Federal e a Organização Não Governamental Transparência Internacional desde 2018. Em março do citado ano foram iniciadas tratativas para desenvolver ações de combate à corrupção do país onde a ONG teria recebido parte do valor obtido no acordo de leniência da J&F.  

"O Ministério Público Federal, de forma ilegal, concedeu a T. I. poderes de gestão e execução sobre recursos públicos, sem que se submetessem aos órgãos de fiscalização e controle do Estado brasileiro, de modo que existem circunstâncias a ser esclarecidas sobre a atuação da entidade e de membros do MPF que atuaram nas operações “Greenfild”, “Sepsise” “Cui Bono”, “Carne Fraca” e “Lava Jato”", diz trecho do relatório. 

Toffoli também afirma que as cláusulas sobre o destino dos recursos deveriam ser orientadas pelas normas legais e orçamentárias e "não por uma instituição privada alienígena com sede em Berlim". 

O ministro pediu ainda à Procuradoria Geral da República mais informações sobre os acordos e determinou que o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União também tenham acesso à íntegra dos documentos. 

Fonte: Poder 360

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: