Política

EDUCAÇÃO

Deputado comemora implantação do curso de Medicina na UFPI de Floriano

Segundo Marcus Kalume, o curso será um grande avanço na educação, saúde e economia da cidade

Da Redação

Terça - 06/02/2024 às 14:51



Foto: Arquivo/UFPI Campus da UFPI em Floriano
Campus da UFPI em Floriano

O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) comemorou, durante seu discurso na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (06),  a implantação do curso de Medicina no campus Amílcar Ferreira Sobral, da Universidade Federal do Piauí, em Floriano.

O parlamentar falou sobre a visita técnica realizada no campus, na semana passada, pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), do Ministério da Educação.

Segundo Kalume, há uma união de esforços entre as esferas municipal, estadual e federal para que o curso de Medicina seja implantado até o final desde ano. 

“Sabemos que será um grande avanço, não só na educação, na saúde, mas também na economia de toda a cidade e região”, disse o deputado.

Deputado estadual Marcus Vinicius Kalume / Foto: Alepi

O Curso de Graduação Bacharelado em Medicina para o Campus Amílcar Ferreira Sobral se insere na iniciativa de expansão da quantidade de vagas para formação de médicos no Brasil, que visa à formação de profissionais para enfrentar os desafios atuais do Sistema Único de Saúde (SUS) no país e a permanência destes profissionais em áreas carentes.

O município de Floriano e região circunvizinha apresentam carência de profissionais médicos, com baixa fixação e alta rotatividade, o que faz com que grande parte da população procure assistência médica na região Norte do estado, onde a concentração destes profissionais é maior.

O parlamentar também anunciou a criação de um polo empresarial industrial em Floriano.

“Sabemos que Floriano tem uma confluência geográfica muito importante e, com certeza, esse polo entrará na história como um marco divisor na economia da Princesa do Sul, atraindo mais investimentos, gerando mais emprego e renda”, disse.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: