Política

Conferência estadual vai debater ao bioma caatinga em Fortaleza

Debate vai contar com a presença de todos os estados do Nordeste

Quarta - 23/05/2018 às 17:05



Foto: Assessoria parlamentar Reunião no gabinete do presidente Themístocles Filho
Reunião no gabinete do presidente Themístocles Filho

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB), recebeu  a visita do Comitê Estadual da II Conferência da Caatinga: Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, que foram levar a programação do evento e convidar os deputados para participarem do debate.

Esta conferência acontecerá entre 19 a 21 de junho, em Fortaleza – CE, e contará com a presença de todos os estados do Nordeste. É um evento terá apresentação artístico cultural de Vagner Ribeiro e Grupo Valor de PI, que envolve crianças, jovens e idosos, promovendo conivência e partilha de cultura, prática de danças tradicionais, festas do folclore e trocas de saberes buscando sempre interagir musicalmente com outros artistas e grupos da cidade.

Participaram da reunião os representantes do comitê do Piauí: Monica Mendes, Francisco de Assis Santos e Beneditos Rubens.

Serviço:

A conferência
A II Conferência da Caatinga, com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade” tem por missão trazer à luz as graves questões que preocupam governos e sociedade civil organizada em torno do bioma, com ênfase na crise hídrica, na sustentabilidade e no processo agressivo de desertificação, tendo como eixo central do Ser Humano. O evento é uma realização da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA - Superintendência do Ceará) e dos representantes da sociedade, Instituto Nordeste XXI e Fundação Bernardo Feitosa. A coordenação é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao planejamento de políticas públicas do legislativo estadual cearense.

Objetivo geral
Identificar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) estratégicos para o Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade no Bioma Caatinga, indicando ações implementadas e previstas, desafios e proposições.

Objetivos específicos
Avaliar os avanços e desafios relativos aos compromissos assumidos na I Conferência da Caatinga, realizada em 2012, e dar continuidade ao processo de articulação interinstitucional discutido na ocasião;

Refletir sobre as transformações socioeconômicas e ambientais que ocorreram na região semiárida no período;

Analisar as modificações ambientais, sociais e econômicas ocorridas na região nos últimos anos, especialmente, em decorrência da seca prolongada;

Disseminar informações sobre programas, projetos e ações em desenvolvimento ou previstas nos Estados que contribuem ou poderão contribuir para as metas previstas nos ODS estratégicos para o Bioma Caatinga; e

Deliberar uma agenda efetiva para as políticas públicas da região.

Participantes
Instituições públicas dos poderes Executivo e Legislativo dos três níveis de poder, Universidades, Instituições de ciência, pesquisa e tecnologia, entidades representativas da sociedade civil e dos setores produtivos com atuação no bioma Caatinga.

Programação:

19 de junho
19h30 - Abertura Solene da II Conferência da Caatinga e da Feira Cultural da Caatinga

Local: Auditório Murilo Aguiar - Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

20 de junho
Manhã - Abertura dos Trabalhos

- Apresentação dos resultados da sistematização e análise dos compromissos assumidos na I Conferência da Caatinga.

- Palestra sobre o contexto do bioma frente aos impactos ambientais, sociais e econômicos no

período da seca, destacando estratégias de ações e intervenções inovadoras.

- Palestra sobre a relevância dos ODS e sua adequação as especificidades do Bioma Caatinga.

Tarde - GT’s por Eixo Temático

Apresentações de experiências exitosas dos Estados;

21 de junho
Manhã e Tarde – Plenárias

Avaliação dos debatedores sobre a relação dos trabalhos apresentados com os ODS estratégicos para o Desenvolvimento Humano e a sustentabilidade do Bioma. (Adequação, desafios e proposições). 

Encaminhamentos, Deliberações e Encerramento.

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: