Política

CORRUPÇÃO

Ciro se reuniu com chefe do FNDE quatro dias antes da liberação de compra dos ônibus

A suspeita é de que o preço passado a compra dos ônibus escolares estaria inflacionado

Terça - 05/04/2022 às 15:02



Foto: Reprodução/Instagram Ciro Nogueira
Ciro Nogueira

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se reuniu quatro dias antes, no Palácio do Planalto com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte. O encontro foi antes do dirigente  determinar a retomada da licitação para compra de ônibus escolares. 

Os recursos de compra são para o programa Caminhos da Escola, que visa aumentar a frota de ônibus escolares para escolas estaduais e municipais. Uma licitação do FNDE para esta terça-feira (5) prevê a compra de transportes que estariam com os preços inflacionados.

O processo do pregão estava suspenso por conta de problemas apontados pelos órgãos de controle, mas foi retomado no dia 18 de março. A licitação está marcada para ocorrer nesta terça-feira, 5. Ciro e o presidente do FNDE tiveram um outro encontro, também no Planalto, em 22 de fevereiro. As duas reuniões ocorreram sem a presença do ministro da Educação, apesar de o fundo ser vinculado ao MEC.

Segundo apurado com exclusividade pelo Estadão, os dois tiveram dois encontros sem a presença do Ministro da Educação.

EQUIPE TÉCNICA DESCONFIOU DE VALORES

A desconfiança partiu da comissão técnica do FNDE, segundo a publicação, documentos do FNDE indicam que o governo aceitou pagar até R$ 567,6 mil por um ônibus de 59 lugares que, segundo a área técnica do fundo, deveria custar, no máximo, R$ 361,8 mil.

Os estados que mais receberam ônibus são redutos de lideranças do Progressistas – no total, foram 797 veículos. O Estado mais beneficiado foi a Bahia, do ex-líder do Progressistas Cacá Leão com 296 ônibus.

Janela partidária deixa o PT com a maior bancada na Assembleia Legislativa do Piauí

Normas para substituição de candidatos devem ser publicadas até hoje

Fonte: Com informações de UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: