Política

100 DIAS DE GOVERNO

Chico Lucas comemora redução de mortes violentas intencionais no Piauí

Chico Lulas destacou as ações do Governo para diminuir o número de mortes violentas no Estado

Da Redação

Segunda - 10/04/2023 às 13:19



Foto: Roberto Araújo/ Piauí Hoje Secretário Chico Lucas
Secretário Chico Lucas

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, destacou na manhã desta segunda-feira (10), em entrevista à imprensa, os feitos nos 100 primeiros dias do governo de Rafael Fonteles na segurança pública do Piauí.

“Foram criadas as nove delegacias de combate às facções, que tinha sido uma proposta do então candidato Rafael Fonteles, agora governador, ele cumpriu logo nos 100 primeiros dias”, ressaltou.

Chico Lucas falou sobre a reestruturação da Polícia Militar do Piauí e afirmou que Rafael Fonteles encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um Projeto de Lei para a criação de cerca de 2.100 vagas para o órgão.

“[Rafael Fonteles] está reestruturando a Polícia Militar, encaminhando o projeto de lei para a Assembleia criando mais de 2.100 vagas para promoção entre praças e oficiais”, contou.

O secretário de segurança também listou outros feitos na segurança pública do estado piauiense nos 100 primeiros dias do governo de Rafael Fonteles, como o investimento em rádios nas viaturas e em tecnologia.

Concurso

Chico Lucas falou também sobre o anúncio do concurso público para o Corpo de Bombeiros do Piauí e afirmou que o edital deve ser lançado na quarta-feira (12). De acordo com Chico Lucas, será um concurso histórico com 400 vagas.

“Concurso da história, são 400 vagas, 200 provimento imediato e 200 cadastros reserva. Mais do que dobrar o efetivo do Corpo de Bombeiros interiorizando as ações do Corpo de Bombeiros”, destacou.

Redução de Mortes Violentas Intencionais

Chico comentou sobre a redução no número de Mortes Violentas Intencionais (MVI) no Piauí. “A gente já conseguiu a redução do número de MVI em março e em abril a gente está conseguindo também ter essa redução e a gente quer continuar tendo essa diminuição dos números de mortes violentas intencionais”, disse.

Questionado sobre as mortes no Norte do Estado, Chico comemorou a diminuição de casos e destacou o trabalho realizado com o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas em Parnaíba (DRACO), que resultou na diminuição de homicídios.

“A gente tem feito com o DRACO [Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas] monitoramento e mapeamento. A gente conseguiu reduzir, por exemplo, o número de homicídios em Parnaíba, em 75%. Ano passado tivemos oito mortes violentas e em março, no mês passado, só foram duas, então isso mostra essa diminuição”, enfatizou.

Por fim, Chico Lulas afirmou que o governo tem feito um conjunto de ações para diminuir ainda mais o número de mortes violentas tanto na capital como no interior do Estado e destacou o trabalho em conjunto das polícias com o Ministério Público e a Justiça, assim como também, a criação do Centro de Inquérito em Parnaíba, no litoral do Piauí.

“Isso passa por uma integração mais forte entre as polícias com o Ministério Público e também com a Justiça. Então, tudo isso está sendo discutido com o Tribunal de Justiça, a criação do Centro de Inquérito em Parnaíba, que poderá dar uma dinamicidade maior às ações da Polícia Civil”, finalizou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: