Política

DEPOIS DE SETE ANOS

Cerca de 16 mil servidores federais no Piauí serão beneficiados com reajuste

Reajuste de 9% foi definido pelo Congresso; é o primeiro reajuste em sete anos

Roberto Araujo

Quinta - 27/04/2023 às 12:49



Foto: Roberto Araujo João Seno, presidente do sindicato dos servidores federais no Piauí
João Seno, presidente do sindicato dos servidores federais no Piauí

Foi aprovada nesta quarta-feira (26) no Congresso Nacional a proposta de reajuste de 9% para servidores públicos federais a partir do mês de maio. Os servidores estavam desde 2016 sem reajuste.

No Piauí, são aproximadamente 16 mil servidores federais que deverão ser contemplados com o reajuste. De acordo com João Seno, que é presidente do sindicato que representa os servidores públicos federais no Piauí, embora o reajuste tenha sido pequeno, foi importante.

“É uma satisfação grande a gente ter conseguido, nós estamos satisfeitos com o reajuste, apesar de ser pequenos, 9%, mas a gente já tinha seis anos sem nenhum reajuste, então foi uma luta pra conseguir esses 9%, mas a categoria, mesmo assim, está satisfeita”, disse o presidente. 

Ele conta que esse reajuste representa um novo cenário com o governo do presidente Lula, já que os dois ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro não propuseram reajustes aos servidores.
“Está mostrando um novo cenário, com a eleição do presidente Lula, a gente conseguiu esse reajuste. A gente passou seis anos, dois do Michel Temer, e quatro do Bolsonaro, sem nada”, frisou.

Ele conta que a próxima etapa é lutar pela campanha salarial retroativa: “Nós vamos agora pro plano de luta nosso, que é a campanha salarial, atrás do retroativo, que é muito maior e chega quase em torno de 50%”, citou. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: