Política

APROVAÇÃO DE REQUERIMENTO

Câmara cria subcomissão para Zonas de Processamento de Exportação

O objetivo do requerimento é estabelecer um espaço dedicado à discussão e formulação de políticas públicas voltadas para a efetivação das Zonas de Processamento de Exportação

Da Redação

Quinta - 14/03/2024 às 11:26



Foto: Reprodução Florentino Neto
Florentino Neto

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou, durante a reunião realizada nessa quarta-feira (13), um requerimento apresentado pelo Deputado Federal Florentino Neto (PT/PI), para a criação da Subcomissão Especial das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). 

O objetivo do requerimento é estabelecer um espaço dedicado à discussão e formulação de políticas públicas voltadas para a efetivação das Zonas de Processamento de Exportação. Tal medida é vista como um passo significativo para o aprimoramento e fortalecimento do setor de exportação no Brasil. 

O Deputado Florentino Neto, que já preside a Frente Parlamentar em Defesa das Zonas de Processamento de Exportação, expressou sua satisfação com a aprovação do requerimento, ressaltando a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento econômico do país e a promoção de sua competitividade no mercado internacional. 

A criação da Subcomissão Especial das Zonas de Processamento de Exportação reflete um compromisso sólido com o avanço das políticas de comércio exterior e o estímulo à inovação nos processos de exportação, visando consolidar o Brasil como um importante ator global. 

Florentino Neto enfatizou que a instalação da Frente Parlamentar em Defesa das ZPEs no ano passado tinha como objetivo promover a cultura exportadora, fomentar a geração de empregos e defender o regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Exportação do Brasil. Agora, com a criação da subcomissão, ele destaca que será ampliado o debate sobre as ZPEs, consideradas um instrumento relevante para reduzir desequilíbrios regionais e promover o desenvolvimento econômico e social do país.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: