Política

NOVAS SAADS

Câmara aprova reforma administrativa e criação de cargos em Teresina

Projeto cria duas novas SAADs por desmembramento das superintendências Sul e Sudeste

Roberto Araújo

Terça - 02/05/2023 às 10:30



Foto: Roberto Araújo Sessão na Câmara de Teresina
Sessão na Câmara de Teresina

Os vereadores de Teresina aprovaram na sessão desta terça (2) a reforma administrativa apresentada pela prefeitura. Com a reforma, foram criadas duas novas SAADs por desmembramento das SAADS Sul e Sudeste. Além disso, também foram criadas centrais de licitações na ETURB, na PRODATER e na Fundação Municipal de Saúde e outras coordenadorias não gestão municipal.

O projeto, que levou a discussões entre vereadores da base e da oposição, provou polêmica em relação a criação das duas novas SAADs. Enquanto a liderança do prefeito na casa defendia a criação das novas superintendências justificando a grande área territorial coberta pelas zonas Sul e Sudeste, a oposição questionava se os novos órgãos terão capacidade para solucionar os problemas da região.

Vereadores da oposição apresentaram um emenda supressiva para retirar as criações de duas novas SAADs por desmembramento das Superintendências Sul e Sudeste no projeto. A emenda foi aprovada nas Comissões de Legislação e de Finanças, mas foi rejeitada em plenário com 17 votos contrários. Desse modo, o projeto foi votado integramente votado em plenário, e foi aprovado com o voto de 23 vereadores, com quatro votos contrários e uma abstenção.


O líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira (Republicanos), comemorou a aprovação. Disse que já previa o resultado e considera que a votação foi uma demonstração de renovação na base do prefeito na Câmara.


“O prognóstico que eu disse era que ia ser de 18 a 22 votos. Foram 23. Como o presidente só vota quando empata, sobraram cinco votos, quatro contra, que nós entendemos, e um foi o vereador Vinícius Ferreira se ausentou. O que não é surpresa ele se ausentar nas votações. A base do prefeito está formada de novo”, disse.

O presidente da casa, vereador Enzo Samuel (PDT) disse que não via necessidade de criação das novas SAADs, já que cria novas despesas, e que o recurso deveria ser destinado a outras prioridades.

“Esse recurso da prefeitura poderia ser destinado para o transporte público, para a questão do lixo de Teresina que recentemente passou por uma crise por falta de recurso, e como é que eles estão criando mais SAADs e criando mais despesas?”, questionou o presidente da casa.

Já o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), um dos autores da emenda que previa a retirada da divisão das SAADs do projeto, disse teria votado a favor da reforma caso a criação das novas SAADS tivesse sido suprimida. Para ele, não é momento para criação de novos cargos na prefeitura.

“Nós somos contra essa reforma nesse aspecto das SAADs, somos a favor da criação das centrais de licitações, da coordenação de proteção animal, enfim, todas as outras questões votaríamos a favor, se fosse suprimido as divisões da Saad por nós entendermos que nessa altura do campeonato poderá gerar ineficiência na gestão pública”, disse o vereador.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: