Política

ATÉ 2022

Após aprovar empréstimo de 3 bilhões, Governo admite novas operações de crédito

De acordo com o secretário estadual de Administração, Merlong Solano, o Piauí pode contratar em empréstimos duas vezes o valor sua corrente líquida.

Valciãn Calixto

Terça - 24/09/2019 às 19:22



Foto: Ascom Merlong Solano
Merlong Solano

Mesmo com a aprovação de quatro operações de crédito, que juntas somam R$ 3, 3 bilhões de reais, o Governo do Estado admite que novos empréstimos devem ser feitos até 2022. A afirmação é do secretário estadual de Administração e Previdência, Merlong Solano, durante entrevista concedida na tarde desta terça-feira (24).

O governador Wellington Dias pensa no futuro, não vai esperar acabar o investimento do último empréstimo para poder pensar no novo, porque isso demora, se for uma operação internacional demora dois anos para poder se concretizar”, avisou.

De acordo com Merlong Solano, o Piauí pode contratar duas vezes o valor sua corrente líquida. “Está na lei, nós ainda estamos em 50%, portanto podemos aumentar nossa dívida em mais três vezes. Com essa operação de crédito [aprovada hoje pela Assembleia Legislativa] vamos ficar longe de chegar no teto.

Solano cita o exemplo do Estado de São Paulo para justificar as futuras operações. “São Paulo é o estado mais rico do país e deve mais de 100% de sua receita corrente líquida, pode chegar  a 200%, o Piauí ainda tem muita capacidade de endividamento, na medida em que estes começarem a ser contratados e os novos forem executados, o estado entrará com novas operações até para que o governador deixe para o futuro governante condição de continuar programas de investimento”, disse o secretário.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: