Política

LEGISLATIVO

Alepi lança plataforma interativa para receber sugestões de projetos de lei

A plataforma vai auxiliar a criação de políticas públicas para o público feminino

Da Redação

Quinta - 07/03/2024 às 10:10



Foto: Alepi Plataforma vai auxiliar a criação de políticas públicas para o público feminino
Plataforma vai auxiliar a criação de políticas públicas para o público feminino

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) lança, nesta quinta-feira (07), a plataforma interativa “Direito da Mulher Aqui é Lei”, como parte da comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. A plataforma vai receber sugestões em diversos formatos, inclusive áudio, que possam vir a se tornar projetos de lei. Através da tecnologia o Legislativo piauiense quer incentivar a participação feminina na formulação de leis e projetos de políticas públicas voltados para elas.

Segundo o presidente da Alepi, Franzé Silva, a plataforma vai auxiliar a criação de políticas públicas para o público feminino.

"Elas são maioria na sociedade e são também as que carregam grandes responsabilidades sem que ainda tenha sido dado a Mulher o devido espaço. Além de uma reparação é uma porta aberta a grandes contribuições pois temos certeza que desta plataforma virão grandes ideias e muitas motivações para que a Assembleia trabalhe mais no sentido de aproximação com as demandas da sociedade. Algo que está entre nossas principais metas de gestão", disse.

As mulheres podem acessar a plataforma e submeter propostas de projetos de lei através de um formulário. Uma comissão especial, composta por parlamentares e representantes da sociedade civil, entre elas mulheres, será encarregada de avaliar as sugestões.

As propostas viáveis serão encaminhadas para análise das comissões temáticas da Assembleia Legislativa, onde serão debatidas e aprimoradas. Os projetos de lei aprovados pelas comissões serão levados ao plenário para votação e, se aprovados, serão encaminhados para sanção.

“Essa iniciativa representa um marco na história legislativa do Piauí, mostrando que as mulheres podem moldar o futuro que desejam ver. O projeto demonstra o compromisso de aproximar a população do Legislativo, ampliando e criando canais de interação significativos”, destaca o presidente.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: