Política

Policiais militares e bombeiros discutem reajuste salarial em audiência pública

Estavam presentes representantes de entidades militares e do Governo

Sexta - 17/03/2017 às 19:03



Foto: Ascom Audiência Pública
Audiência Pública

Na manhã desta sexta-feira, foi realizada na Câmara Municipal de Teresina audiência pública para discutir a valorização e equiparação salarial dos policiais militares e bombeiros com os policiais civis do Estado do Piauí. Estavam presentes representantes de entidades militares e do Governo. O projeto de reajuste salarial já está sendo analisado pela Secretaria Estadual de Administração.

O vereador R.Silva (PP), propositor da audiência, destacou que a categoria está há mais de 21 meses sem reposição salarial, contribuindo para uma crise na segurança pública do Brasil. “A defasagem salarial faz com que muitos busquem uma atividade para completar a renda, colocando em risco a própria vida. A segurança pública no Estado precisa ser melhorada e queremos que o Governo conceda esse reajuste. Nós estamos cobrando uma valorização salarial, porque é inadmissível que o Governo trate categorias que cuidam da segurança pública de forma diferente uma da outra no item salário. Não sou contra ao que os policiais civis estão recebendo, o que queremos é que nos conceda nessa mesma proporção esse direito para os militares da ativa da reserva e pensionistas. Por isso, vamos nos reunir com todas as autoridades para que seja concedido esse reajuste”, disse o vereador R. Silva.

O major Diego, vice-presidente da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí (Amepi), destacou a desvalorização da categoria. “Nós estamos aqui para denunciar a desvalorização da Polícia Militar dentro do sistema de segurança pública do Estado. A polícia precisa de investimentos, nós somos o Estado que menos investe em segurança no Brasil e isso é um absurdo”, disse.

O secretário de Segurança Pública do Piaui, Fábio Abreu, não compareceu a audiência, mas enviou o Coronel Rubens como representante. “O secretário já encaminhou a proposta apresentada pelas associações e o governador já despachou para a equipe econômica e para Secretaria de Administração que estão fazendo uma avaliação para saber o real impacto desse pedido de ajuste e as consequências disso nas finanças do Estado. O secretario de segurança só poderá se manifestar no momento em que essa equipe concluir a avaliação. Ele entende que precisamos melhorar as condições de trabalho e também melhorar as condições salariais dos policiais e bombeiros”, destacou.

O deputado federal Silas Freire (PR) também compareceu a audiência e falou sobre sua ideia de criar um Fundo Nacional de Segurança no Brasil. “Nós temos que buscar alternativas, só propor equiparação salarial é algo muito bom, mas precisamos resolver de fato o problema. A minha ideia é criar um Fundo Nacional de Segurança, não adianta a gente ficar falando sobre estruturação do aparelho policial sem ter um fundo. Porém, primeiro temos que conseguir esse reajuste salarial e continuar essa discussão que passa também pela Câmara federal”, pontuou o deputado.

Fonte: Icone

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: