Cidade

Policiais federais protestam contra a Reforma da Previdência

Quarta - 05/04/2017 às 13:04



Foto: Reprodução/WhatsApp Policiais realizam protesto
Policiais realizam protesto

Policiais federais do Piauí estão neste momento Km 01 da BR 343, avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, onde fazem manifestação em repúdio à Proposta de Emenda Constitucional 287/2016, que trata da reforma da Previdência Social.

Segundo o policial rodoviário federal, Jonas Mata, os policiais seguem movimento nacional que acredita que a proposta representa o desmonte da previdência pública no Brasil, a medida que impõe regras que atentam contra diversos direitos individuais e sociais assegurados pela Constituição Cidadã. 

Protesto

Em nota, os policiais federais afirmam que a emenda constitucional apresentada pelo Governo Federal viola o art. 10 da Constituição Federal, pela falta da participação dos trabalhadores nos colegiados em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação. A proposta viola ainda o art. 201 da Carta Magna quando deixa de realizar estudos sobre o equilíbrio atuarial da previdência nos quais são observados fatores econômicos, sociais e demográficos. Estes elementos de consulta são indispensáveis para verificação da real situação econômico-financeiro do sistema de seguridade social.

A nota diz ainda que entidades nacionais contestam o argumento do governo quanto ao déficit previdenciário, e apontam que não estão sendo consideradas as demais fontes de custeio incidentes sobre os mais variados impostos, como Cofins, CSLL, PIS-PASEP.

Protesto

Além disso, o governo vem desfalcando a previdência com renúncias e isenções fiscais, assim como retiradas de recursos do sistema de seguridade social mediante a Desvinculação de Receitas da União (DRU) nas últimas décadas, sem esquecer da falta de cobrança de dívidas de grandes empresas ante a Previdência. Esses fatores evidenciam o superávit da previdência social.

Fonte: PF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: