Geral

Policiais Civis paralisam atividades hoje em protestos em Brasília

greve policiais DF hoje

Sexta - 07/10/2011 às 13:10



Os policiais civis do Distrito Federal decidiram parar as atividades durante 24h nesta sexta-feira (7/10). A paralisação é um protesto pelo não cumprimento do acordo estabelecido entre a PCDF e Governo do Distrito Federal em abril deste ano, após 14 dias de greve da categoria. Apenas casos graves serão registrados nas unidades policiais.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) do DF, Ciro de Freitas, afirma que a paralisação é a única alternativa."É lamentavel que nós tenhamos que parar, mas é a unica forma legal de conseguirmos nossos direitos", diz. Ainda segundo Freitas, não houve, até agora, nenhuma manifestação do GDF em agendar uma reunião.

A categoria tem agendada uma nova assembleia para a terça-feira (11/10). "Vamos aguardar um aceno do GDF, mas se oferecerem a mesma proposta, nem compareceremos a uma possível reunião", afirmou o diretor de comunicação do Sinpol, Luciano Marinho.

Entenda o caso
O acordo firmado entre a polícia civil e o GDF em abril deste ano - após 14 dias de greve - inclui aumento do efetivo, plano de saúde, reposição da inflação, edição e publicação do decreto de progressão que prevê crescimento natural da folha de pagamento e deve atingir mais de 700 homens.

De acordo com a Secretaria de Administração Pública, os acordos firmados durante a gestão do antigo secretário, Denilson Bento da Costa (a pasta está sob a direção de Wilmar Lacerda há cerca de um mês), estão sendo renegociados para obedecer às novas regras divulgadas pelo GDF na última sexta-feira (30/9) para controle de despesas.

Segundo a assessoria do órgão, o acordo foi firmado em abril, quando ainda havia orçamento. As normas de controle de gastos do GDF devem inviabilizar novas contratações e aumentos salariais mas, ainda de acordo com a assessoria, o diálogo com os policiais civis está aberto.

Fonte: cb

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: