Polícia

CRIMES

Teresina registrou 20 assassinatos em outubro; mortes de mulheres chamam atenção

A maioria dos assassinatos aconteceu por disparos de armas de fogo, na periferia da cidade. Jovens e homens, com idade de 20 a 29 anos, são a maioria das vítimas. Quase todos tinham passagem pela polícia

Cintia Lucas

Terça - 02/11/2021 às 07:00



Foto: Divulgação Teresina registra 20 assassinatos em outubro
Teresina registra 20 assassinatos em outubro

Teresina registrou 21 assassinatos somente no mês de outubro. Os números são de levantamento realizado pelo Piauí Hoje, através de pesquisa de registros de mortes violentas nos maiores veículos de comunicação da capital.

A maioria dos assassinatos aconteceu por disparos de armas de fogo, na periferia da cidade. Jovens e homens, com idade de 20 a 29 anos, são a maioria das vítimas. Quase todos tinham passagem pela polícia, envolvimento com gangues, tráfico de drogas, roubos e outros tipos de delitos.

Em outubro, o fato que chamou atenção foi a morte de mulheres. A primeira deles foi um feminicídio. No dia 10, Tânia Raquel de Sousa foi assassinada a facadas, no Assentamento Nossa Esperança, nas proximidades da Usina Santana, na zona Rural Sudeste de Teresina. O principal suspeito de cometer o crime é o marido da vítima, identificado como Jeonatan Soares Bezerra, que foi preso em flagrante dentro da residência do casal.

No dia 18, uma outra mulher identificada como Andressa da Silva Rodrigues, 25 anos, foi executada com um tiro no olho, durante a madrugada, na avenida Centenário, zona Norte de Teresina. O irmão dela, identificado como Thailson da Silva Rodrigues, foi baleado com dois tiros no braço, mas sobreviveu. Os irmãos estavam em um veículo por aplicativo quando foram perseguidos por duas pessoas em uma motocicleta.

No dia 31, uma mulher, não identificada até o dia 1 de novembro, foi assassinada com várias facadas, por volta das 22h, no Centro de Teresina. A vítima estava transitando na rua Eliseu Martins, quando foi surpreendida por uma pessoa que efetuou vários golpes de faca contra ela. A vítima não chegou a ser socorrida e morreu no local do crime.

OPERAÇÃO CERCO FECHADO V

A Polícia Civil iniciou, no dia 19 de outubro, a quinta fase da operação Cerco Fechado, para prender criminosos já identificados em investigações mas que estão foragidos. Nesta fase, a operação cumpriu mandados de prisão e de busca em cidades do Piauí, além da capital.

Vinte pessoas foram presas. Os alvos da operação são pessoas suspeitas por crimes de homicídio, roubos e furtos. Durante as prisões, foram apreendidas duas armas de fogo e uma carga de cigarros contrabandeados.

A primeira e segunda fases da Operação Cerco Fechado aconteceram nos dias 14 e 21 de agosto deste ano, com dezenas de barreiras em Teresina. A terceira fase prendeu sete pessoas e a quarta fase, em 28 de setembro, prendeu 18 pessoas em Teresina.

Confira todos os assassinatos registrados pela mídia em outubro de 2021:

05/10 – Um assaltante identificado por Carlos Emanoel Lopes dos Santos foi baleado com um tiro na cabeça durante um assalto na Theresina Celular, na zona sul de Teresina. Ele morreu cinco dias após o crime. Ele já era bastante conhecido no meio policial.

05/10 - Um jovem identificado como José Anderson Silva de Sousa Araujo foi executado com nove tiros, por volta de 22h, na frente da Escola Mauro Faustino, no Conjunto HBB, zona Leste de Teresina. A vítima estava na frente da escola com alguns amigos quando foi surpreendida por criminosos, que efetuaram vários disparos de arma de fogo contra ela.

07/10 - Um indivíduo identificado como Valdenilson da Silva Mendes, de 33 anos, vulgo ‘Espoca’, foi executado com um tiro na cabeça, por volta de 21h30, em um ponto de “arrumadinho” no bairro Santa Isabel, zona Leste de Teresina. Ele já havia sido preso pelo crime de homicídio e por suspeita de explodir caixas eletrônicos na Capital.

10/10 - Uma mulher identificada como Tânia Raquel de Sousa foi assassinada a facadas, no Assentamento Nossa Esperança, nas proximidades da Usina Santana, na zona Rural Sudeste de Teresina. O principal suspeito de cometer o crime é o marido da vítima, identificado como Jeonatan Soares Bezerra, que foi preso em flagrante dentro da residência do casal.

10/10 - Um homem, não identificado, foi assassinado com vários tiros em um bar, por volta de 5h, no bairro Cidade Leste, zona Leste de Teresina. A vítima estava em um bar localizado no cruzamento das avenidas Brasil e Zequinha Freire quando foi surpreendida pelos disparos.

12/10 - Um bandido identificado como Natanael Gomes Cardoso foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto, por volta de 21h, no bairro Dirceu II, zona Sudeste de Teresina. O comparsa dele, identificado como Célio Wanderson, também foi baleado e encaminhado para o HUT. Uma dupla armada parou ao lado de um bar em uma motocicleta Honda Biz, de cor preta e anunciou o assalto a uma mulher que passava pela rua.

Dirceu registra mortes por assassinatos 18/10 - Uma mulher identificada como Andressa da Silva Rodrigues, 25 anos, foi executada com um tiro no olho, durante a madrugada, na avenida Centenário, zona Norte de Teresina. O irmão dela, identificado como Thailson da Silva Rodrigues, foi baleado com dois tiros no braço, mas sobreviveu. Os irmãos estavam em um veículo por aplicativo quando foram perseguidos por duas pessoas em uma motocicleta.

19/10 - Um jovem identificado como Caio Rafael Veloso de Sousa, de 21 anos, foi assassinado com vários tiros na cabeça e na região do abdômen, por volta das 18h, na Vila Concórdia, zona Sul de Teresina. O jovem foi abordado pelos criminosos próximo ao campo de futebol do bairro e morreu no local do crime.

19/10 - Um taxista da Rádio Táxi, identificado como Giovane Soares Barroso, 33 anos, morreu após ser baleado durante uma tentativa de assalto, por volta de 10h, na frente de sua residência no bairro Parque Itararé, região do Grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina. Os suspeitos estavam em um veículo Celta, quando abordaram a vítima e anunciaram o assalto. Giovane reagiu, entrou em luta corporal com um dos criminosos e acabou sendo baleado com dois tiros, um na perna e outro no peito, na altura do coração.

21/10 - Um homem identificado com Roniel Machado, de 28 anos, foi assassinado com pelo menos 11 tiros e teve os olhos perfurados, por volta das 19h30, na Rua Cristo Rei, no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina. O homem foi morto com seis tiros na região do rosto e cerca de cinco disparos no tórax. Ele morreu no local do crime.

23/10 - Um jovem identificado como Victor Oliver, de 22 anos, foi assassinado com vários tiros na frente da namorada, durante a madrugada, na Vila Apolônia, zona Norte de Teresina. Três homens invadiram a residência do jovem e atiraram várias vezes contra ele. Os tiros atingiram a cabeça e as costas de Victor Oliver.

24/10 - O corpo de Emanoel Vieira de Sousa, 41 anos, foi encontrado em um terreno baldio com as mãos amarradas e com diversas marcas de disparos de arma de fogo, próximo ao River Atlético Clube, no Residencial Torquato Neto, na zona sul de Teresina. Populares ouviram disparos de arma de fogo pela madrugada e por volta de 10h o corpo da vítima foi encontrado em um terreno.

28/10 - Francisco de Assis da Conceição Cunha foi morto a tiros e seu comparsa ficou ferido depois que a dupla tentou roubar a motocicleta de um homem. Os crime aconteceu no Povoado Santa Luz, zona Rural Leste de Teresina. A dupla, que já é bastante conhecida no meio policial, abordou um homem com a intenção de roubar sua motocicleta. A vítima, por sua vez, reagiu e entrou em luta corporal com os suspeitos.

29/10 - Um jovem identificado como Franklyn René dos Santos, 19 anos, foi executado com 16 tiros na rua Flor do Tempo, no bairro Todos os Santos, zona Sudeste de Teresina. O jovem estava se deslocando pela rua quando foi surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta, que efetuaram vários disparos de arma de fogo contra ele.

29/10 - O Edson Rodrigues de Albuquerque, 32 anos, foi morto a pauladas e pedradas dentro do Cemitério Santo Antônio, no bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina. O corpo dele foi encontrado sobre um túmulo com o rosto desfigurado.

Edson foi executado dentro do cemitério30/10 - Um detento identificado como Melky Swell da Rocha Silva foi assassinado, na manhã deste sábado (30), dentro da Penitenciária José de Ribamar Leite, conhecida como Casa de Custódia, localizada na zona Sul de Teresina. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis Penitenciários e Servidores da Sejus – Sinpoljuspi – Melkey foi morto por membros do Primeiro Comandado da Capital (PCC) durante uma briga generalizada no pavilhão E, quando os presos que estavam no banho de sol quebraram os cadeados de algumas celas e mataram o detento que estava na cela 06.

30/10 - Um homem, identificado apenas como Rômulo, foi assassinado com pelo menos cinco tiros, no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina. O crime aconteceu na porta da casa da vítima, próximo ao campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A vítima levou com três tiros na cabeça, um na coxa e outro no peito, contudo foram encontradas sete cápsulas .40 deflagradas no local e uma intacta.

31/10 - Um adolescente identificado apenas como Stanley, de 16 anos, foi encontrado morto no final da tarde, na divisa entre os bairros Vila Irmã Dulce e Angelim, na zona Sul de Teresina. O corpo foi encontrado por populares em um matagal nas margens da avenida José Soares, que liga a avenida Henry Wall de Carvalho com a rodovia BR 316.

31/10 - Uma mulher, não identificada, foi assassinada com várias facadas, por volta das 22h, no Centro de Teresina. A vítima estava transitando na rua Eliseu Martins quando foi surpreendida por uma pessoa que efetuou vários golpes de faca contra ela. A vítima não chegou a ser socorrida e morreu no local do crime.

31/10 - Um jovem, não identificado, foi executado a tiros no bairro Francisca Trindade, zona Norte de Teresina. A vítima e outros amigos estavam saindo de um bar quando foram surpreendidos por dois indivíduos em uma motocicleta, que efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o grupo.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: