Polícia

SEGURANÇA PÚBLICA

Teresina tem redução de 50% nos roubos de celulares

O levantamento abrangeu o período entre 1° de janeiro de 2022 e 20 de novembro do ano corrente

Por Arnaldo Silva

Segunda - 27/11/2023 às 17:19



Foto: Reprodução Celulares roubados são recuperados pela Secretaria de Segurança Pública
Celulares roubados são recuperados pela Secretaria de Segurança Pública

Um estudo conduzido pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), Diretoria de Inteligência Estratégica (DINTE) e Gerência de Dados (GACE/GDC) revelou uma diminuição de 50% na média diária de roubos de aparelhos celulares em Teresina. O levantamento abrangeu o período entre 1° de janeiro de 2022 e 20 de novembro do ano corrente.

O Superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, destacou a importância das intimações em massa e das sete fases da "Operação Interditados" no combate à comercialização de produtos ilegais e à prática de receptação. Segundo Zanatta, essas ações foram cruciais para a redução significativa dos roubos.

"Antes das intimações e operações, registrávamos uma média de 38,31 celulares roubados por dia. Após esse trabalho, conseguimos diminuir para 19,70, uma queda significativa. Isso se deve ao fato de que os consumidores estão evitando adquirir celulares de origem duvidosa", explicou o delegado.

O estudo foi conduzido pela Gerência de Dados do DataSSP, cujo objetivo é orientar as decisões dos gestores. Além de monitorar e avaliar o impacto das ações de segurança pública, os dados analisados contemplam não apenas os roubos de celulares, mas também as Mortes Violentas Intencionais (MVI), roubo e furto de veículos.

O delegado João Marcelo Brasileiro, gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado, ressaltou a eficácia da Operação Interditados e das intimações pelo WhatsApp no combate aos roubos de celulares. "Observamos uma queda expressiva na quantidade diária de aparelhos roubados em Teresina, o que evidencia o sucesso estratégico dessas iniciativas", pontuou Brasileiro.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: