Polícia

HOMICÍDIOS

Teresina armada: em um mês, 26 pessoas foram mortas a tiros

Ao todo, Teresina registrou 29 assassinatos em novembro

Alliny Maria

Domingo - 05/12/2021 às 14:30



Foto: Reprodução Homícidio no Parque Brasil
Homícidio no Parque Brasil

A onda de mortes violentas continua em Teresina. Segundo o levantamento realizado pelo portal Piauíhoje.com, o mês de novembro terminou com 29 assassinatos na capital, sendo que 26 deles foram com uso de arma de fogo. Uma pessoa foi morta com golpes de machado e duas com golpes de faca.

Das 29 vitimas, 28 eram homens e somente uma era mulher.  A maioria dos assassinatos ocorreram na zona Norte de Teresina, onde foram registrados 12 homicídios no mês passado. Em segundo lugar com maior número de homicídios está a zona Leste (7), seguida da zona Sul (6) e zona Sudeste (4). Em todos os crimes, nenhum suspeito foi preso.

Perfil das vítimas

O perfil das vítimas é o mesmo já divulgado anteriormente. São pessoas jovens, pobres, que residem em periferias e a maioria era negra. A polícia atribui os crimes à guerra entre facções criminosas e envolvimento com drogas. 

As vítimas tinham entre 16 e 72 anos. A maioria tinha entre 21 e 25 anos, mas o que chama atenção é que em novembro houve quatro assassinatos de adolescentes com idades de 16 e 17 anos.

Resumo de casos em ordem cronológica:

01 - Deivid Oliveira, de 21 anos, foi assassinado com cinco tiros e vários golpes de machado na noite de segunda-feira (01), no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. De acordo o 13° Batalhão da Polícia Militar, Deivid foi perseguido por dois homens, que atiraram várias vezes contra ele, e em seguida fugiram. O jovem ainda sofreu vários golpes de machado na cabeça.

02 - Luan Sousa Américo, 23 anos, foi executado com seis tiros na madrugada de terça-feira (02), na Rua Chilena, Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina. A vítima estava na rua quando foi atingida por seis disparos de arma de fogo. Luan Sousa Américo morreu na frente da família. Ainda não há informações sobre suspeitos e nem a motivação do crime.

05 - Um funcionário do Carvalho Super, identificado como Tassyo Rhamon de França, 25 anos, morreu após ser baleado com um tiro nas costas na madrugada de sexta-feira (05), no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina.  A vítima relatou à família que iria encontrar com uma pessoa em um local. Por volta de 1h30, ao deixar o local em sua motocicleta, ele foi abordado por um suspeito. Tassyo tentou fugir quando foi atingido por um tiro nas costas. A vítima foi socorrida e levada ao hospital, onde morreu pela manhã. A motivação do crime é desconhecida.

Tassyo Rhamon de França

- Na noite do dia 05, um jovem identificado como Jordan Nathaniel Sampaio Melo, de 25 anos, foi executado com vários tiros no rosto por volta das 22h, na Vila das Torres, zona Norte de Teresina. Jordan foi encontrado morto ao lado de uma motocicleta roubada. Ele tinha várias passagens pela polícia por crimes como homicídio, roubo e tráfico de drogas.

09 -  José Cruz Vieira Lima, de 35 anos, foi morto com seis tiros de arma de fogo na noite de terça-feira (09), no bairro Santo Antônio, na zona Sul de Teresina. Ele estava na porta de casa quando correu para dentro ao perceber a chegada de dois homens em uma moto chegaram. Os suspeitos o seguiram e efetuaram vários disparos contra José Cruz no dentro de casa. Os homens fugiram em seguida e ninguém foi preso.

- Daniel Silva Mendes, de 23 anos, foi morto por dois homens encapuzados na noite do dia 09 de novembro no bairro Aeroporto, na zona Norte de Teresina. Ele estava chegando em casa quando foi abordado pela dupla, que efetuou três tiros contra a vítima.

10 – O frentista Guilherme Santos da Luz, de 20 anos, foi assassinado enquanto trabalhava em um posto de combustíveis localizado na avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina. O crime ocorreu na tarde do dia 10. A vítima estava sendo investigada por homicídio. Segundo o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Guilherme estava sendo investigado sob suspeita de participar do homicídio de um entregador de delivery identificado como Rafael Costa Pereira Luz, de 22 anos, que foi morto tiros na calçada de uma lanchonete no bairro Mocambinho, zona Norte da capital.

14- Um jovem identificado como João Vitor dos Santos, de 18 anos, foi assassinado a tiros dentro de uma casa, no bairro Jardim Europa, zona Sudeste de Teresina, na noite de domingo (14). Não há testemunhas e a polícia não sabe como o crime ocorreu.

15- Dois adolescentes que estavam desaparecidos foram encontrados mortos no dia 15 de novembro. Luian Oliveira, de 16 anos, e Anael Natan, de 17 anos, desapareceram na madrugada de sábado (13) e foram encontrados em estado de decomposição na tarde de segunda-feira (15), na rodovia PI 112, próximo ao Povoado Anajás, zona rural Leste de Teresina. Os corpos tinham marcas de tiros e a polícia suspeita que eles tenham sido mortos após uma briga de trânsito. O DHPP investiga o caso.

- Ítalo Rodrigues de Sousa, 21 anos, foi morto na noite de segunda-feira (15) ao tentar tomar a arma do segurança do supermercado Carvalho Super, localizado na Avenida Homero Castelo Branco, zona Leste de Teresina. O segurança também foi baleado e o comparsa de Ítalo conseguiu fugir.

Ítalo Rodrigues de Sousa

- Ainda na noite do dia 15, outro jovem identificado como Thalyson Pedreira de Sousa, de 21 anos, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo no residencial Parque Brasil IV, na região da Grande Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Segundo testemunhas, a vítima estava jogando bola com amigos quando os suspeitos chegaram em um carro e efetuaram os disparos contra Thalysson. A vítima morreu no local e ninguém foi preso.

16 - Pedro Josef executado a tiros na manhã de terça-feira (16), na Avenida Duque de Caxias, em frente a autoescola Jockey, zona Norte de Teresina. O jovem usava tornozeleira eletrônica e foi perseguido quando estava em um veículo Gol. Ele desceu do carro e tentou entrar na autoescola, mas acabou assassinado no local.

- O pedreiro Marcelo Mendes da Silva, 35 anos, morreu na noite de terça-feira (16) após ser baleado com um tiro no peito durante assalto no residencial Parque Brasil, região da grande Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. A vítima foi abordada pelos assaltantes na porta de casa, na frente da mãe por volta das 19h40. Marcelo foi morto após reagir ao assalto.

17- O jovem Emerson Vieira, 21 anos, foi morto a tiros na tarde de quarta-feira (17), enquanto lavava um carro na Avenida Maranhão, no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina. Ele trabalhava lavando carros e foi morto na frente de várias pessoas. Emerson já foi preso pelo crime de tráfico de drogas. O suspeito do crime fugiu em uma moto com o comparsa e não foi identificado.

- Na noite do dia 17, o adolescente identificado como Feliciano Araújo da Silva, 17 anos, foi executado a tiros na porta de casa no residencial Parque Brasil, zona Norte de Teresina. Ele estava na porta de casa conversando com amigos quando chegaram dois homens em uma bicicleta e atiraram contra o menor. Os suspeitos foram reconhecidos por populares, mas ninguém foi preso. Tanto o adolescente como os atiradores tinham passagens pela polícia.

18 - Um homem não identificado morreu após realizar assaltos no bairro Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina. Uma pessoa presenciou dois homens realizando assalto e atirou na direção deles. Um morreu no local e o outro conseguiu fugir.

- Durante a tarde, o jovem João Viana Santos, 18 anos, foi executado com vários disparos de arma de fogo, na Rua Cedro, próximo a uma horta localizada na Vila São Francisco, na zona Norte de Teresina. Segundo a polícia, quatro criminosos estavam em um carro de cor prata e abordaram vítima enquanto ela trabalhava em um lava-jato. João Viana morreu no local.

19 - Uma mulher não identificada foi assassinada com um tiro na noite de sexta-feira (19), no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina. Segundo testemunhas, ela era usuária de drogas. A motivação do crime é desconhecida.

26 - O adolescente identificado apenas como Gustavo, vulgo "Gustavo magrão", de 16 anos, foi executado a tiros na tarde de sexta-feira (26), no bairro Parque Universitário, localizado na zona Leste de Teresina. Segundo o 5º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), os criminosos estavam em um veículo de modelo Sandero, de cor prata, quando abordaram a vítima, enquanto estava caminhando na rua. Eles efetuaram vários tiros contra Gustavo, que morreu na hora.

27- Um jovem identificado como Fabrício Romão Alves, de 22 anos, foi morto com seis disparos de arma de fogo na madrugada de sábado (27), no Residencial Betinho, na zona Sul de Teresina. A vítima estava em casa com a companheira e saiu depois de receber uma ligação. Após caminhar alguns metros de sua residência, Fabrício foi abordado e assassinado.

- Um homem identificado apenas como Índio foi morto com uma facada no peito na tarde de sábado (27) na avenida Maranhão, no Centro de Teresina. Ele era morador de rua e ex-presidiário.

- Ainda no sábado (27), Wilson Oliveira da Silva, 23 anos, foi assassinado com vários tiros por volta da 21h, no bairro Gurupi, zona Sudeste de Teresina. A vítima estava na porta de casa quando uma moto se aproximou e dois homens efetuaram vários disparos. Wilson não chegou a ser socorrido e morreu no local.

28 - Um jovem identificado como William Alan da Silva Barros, 23 anos, foi morto com uma pedrada na cabeça na madrugada de domingo (28) no bairro Cidade Jardim, zona Leste de Teresina. O rapaz foi encontrado morto por volta das 4h40 em uma rua do bairro. Ao lado do corpo a polícia encontrou uma pedra ensanguentada, provavelmente usada no crime.

- Um vigilante identificado como José Francisco de Morais, de 72 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça na manhã de domingo (28) durante uma tentativa de assalto a uma mercearia no bairro Angelim, zona Sul de Teresina. A vítima tomava café na mercearia quando dois homens anunciaram assalto. Não se sabe se o idoso reagiu, mas ele acabou baleado e morreu no local.

29 - Dois suspeitos de assalto foram mortos quando tentaram roubar uma loja de açaí no bairro Aeroporto, na zona Norte de Teresina, na noite de segunda-feira (29). João Victor Alves do Nascimento, 21 anos, e André dos Santos Borges, de 19 anos, chegaram a pé no estabelecimento e anunciaram assalto. Uma pessoa que estava no local reagiu e atirou contra os dois, que morreram no local. O atirador não foi identificado. Os dois criminosos tinham passagens pela polícia pelos crimes de furto e roubo.

30 - Um barman identificado como Gustavo Costa de Medeiros, de 21 anos, foi morto com quatro tiros na madrugada de terça-feira (30), na Vila Padre Cícero, no bairro Samapi, zona Leste de Teresina. Testemunhas relataram à polícia que ele estava em um bar no bairro Satélite, onde teve uma discussão e em seguida foi para casa, no bairro Santa Lia. Gustavo resolveu parar em um bar na rua de casa e encontrou com amigos. Minutos depois Gustavo foi surpreendido por um homem armado que chegou em uma moto e efetuou vários tiros contra ele. A vítima teve morte imediata e o suspeito fugiu do local.

- Um jovem identificado como Jonathan Philipe Feitosa Lira, 23 anos, foi sequestrado e assassinado com vários tiros no bairro Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina, nesta terça-feira (30). O corpo da vítima foi encontrado em uma estrada vicinal por volta de 10h. Familiares informaram à polícia que o jovem estava trabalhando em uma loja de construções no bairro Jacinta Andrade na segunda-feira (29) quando foi obrigado a entrar em um veículo. Desde então o rapaz não foi mais visto e foi encontrado morto com sinais de violência.

Jonathan Philipe Feitosa Lira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: