Polícia

CRIME ORGANIZADO

PF faz operações contra "laranjas" e fraudes no sistema bancário no Piauí

A operação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos

Cintia Lucas

Terça - 28/11/2023 às 11:24



Foto: Divulgação PF PF cumpre operação contra fraudes bancárias
PF cumpre operação contra fraudes bancárias

O Piauí é um dos dez estados onde a Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira, 28, mandados de para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas. No estado, serão cumpridos dois mandados na operação "Não Seja um Laranja 3", com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos filiados.

A operação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como um dos principais pilares a cooperação com a Febraban e instituições bancárias associadas no combate às fraudes bancárias eletrônicas.

A Delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos cumpre mandados nos seguintes estados: AC (1), AL (2), AP (1), GO (2), MA (2), MG (1), PB (6), PE (1), PI (2) e RN (1) – e investiga pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários.

Nos últimos anos, a PF detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, onde “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.

A transação possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas, essas pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

A Polícia Federal alerta

Emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

Os delitos a serem apurados na Operação ‘Não Seja um Laranja III’ são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

Em maio de 2023, a mesma operação teve 51 mandados de busca executados em 17 Estados e no Distrito Federal.

Fonte: Com informações da PF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: