Polícia

OPERAÇÃO FLEMING

Gaeco investiga distribuidoras de medicamentos em Teresina

As empresas são suspeitas de superfaturar em produtos médico-hospitalares

Da Redação

Terça - 21/03/2023 às 10:22



Foto: GAECO Crimes seriam cometidos no fornecimento de produtos médico-hospitalares
Crimes seriam cometidos no fornecimento de produtos médico-hospitalares

Duas distribuidoras de medicamentos localizadas em Teresina estão sendo investigadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público, por suspeita de superfaturar produtos médico-hospitalares em vendas para prefeituras do Maranhão. Na manhã de hoje (21), o Gaeco deflagrou a operação Fleming para cumprir 14 mandados judiciais em Teresina, Altos e Timon (MA).

De acordo com a polícia, o objetivo da operação é desarticular organização criminosa investigada por praticar, em tese, os crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos e “lavagem” de capitais. 

Entre os alvos estão as empresas Distribuidora Saúde & Vida, Exclusiva Distribuidora de Medicamentos Ltda. e Mundial Distribuidora de Medicamentos Eireli.

Na investigação, verificou-se que uma das medicações superfaturadas foi a penicilina, tendo sido apurado um lucro de 254% na venda dessa medicação pela Distribuidora Saúde & Vida Ltda.

Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), e comporão o conjunto probatório produzido nos autos do procedimento investigatório criminal instaurado.

O nome Fleming faz alusão à Alexander Fleming, o médico que descobriu a Penicilina, substância capaz de matar bactérias, tendo sido o primeiro antibiótico produzido na história. Assim, como o antibiótico capaz de matar bactérias infecciosas descoberto por Fleming, a operação foi deflagrada para desarticular o esquema criminoso investigado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: