Polícia

BNB

Conselho decide expulsar dois PMs absolvidos de sumiço de dinheiro de assalto a banco

Os dois policias militares são suspeitos de envolvimento no sumiço de R$ 304 mil do assalto do Banco do Nordeste ocorrido em 2017, em Teresina

Alinny Maria

Quarta - 16/10/2019 às 13:30



Foto: Reprodução/WhatsApp Assalto com reféns no Banco do Nordeste na Av. João XXIII, em Teresina
Assalto com reféns no Banco do Nordeste na Av. João XXIII, em Teresina

O Conselho de Disciplina da Polícia Militar decidiu pela expulsão de Wanderley Rodrigues da Silva e Erasmo de Morais Furtado, policiais militares que estão supostamente envolvidos no sumiço de R$ 304 mil após um roubo frustrado na agência do Banco do Nordeste na Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina, no dia 19 de dezembro de 2017.

De acordo com a decisão do Conselho, os policiais foram expulsos por terem cometido transgressões disciplinares sob o aspecto moral, ético, honra pessoal, pundonor e decoro de classe. O Conselho também determinou que os comandantes do  8º Batalhão (Dirceu) e ao 17º BPM (bairro Porto Alegre), onde os policiais eram lotados,recolham os uniformes e insígnias, as identidades militares e o porte de arma de fogo e outros bens e objetos pertencentes à instituição que estiverem com eles. 

Absolvidos

A decisão é independente do processo criminal que absolveu os dois policiais por falta de provas. No dia 20 de setembro deste ano, a juíza Valdênia Moura Marques de Sá, presidente do Conselho Permanente de Justiça, absolveu os dois militares do crime de peculato.  A justiça levou em consideração a tese da defesa “tendo em vista a precariedade das provas acostadas aos autos, não ficando provado, sem sombras de dúvidas, a materialidade, pois não se sabe ao certo, qual o valor em espécie foi retirado do Banco do Nordeste”.

Defesa

O advogado de defesa dos policiais, Otoniel Bisneto, criticou a decisão do Conselho de Disciplina e disse que vai recorrer da decisão porque os policiais foram inocentados no processo criminal.  

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: