Polícia

PANDEMIA

CNJ revela que mais de 400 presos contraíram o novo coronavírus no Piauí

Monitoramento feito pelo CNJ aponta que apenas um quarto dos apenados do Estado foram testados

Valciãn Calixto

Quinta - 03/09/2020 às 16:54



Foto: Divulgação/Sejus Cadeia Pública de Altos
Cadeia Pública de Altos

Segundo levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e divulgado na última quarta-feira (02), hoje a população carcerária do Piauí, que é de 4.188 presos, possui 407 infectados com o novo coronavírus. Esse total compreende o início da pandemia, ainda no mês de março, até o final de agosto.

Entretanto, ao Piauihoje.com, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) explica que dos 407 positivados, 220 foram curados. "Dentre os servidores (policiais penais, militares e servidores administrativos), 244 testaram positivo e 186 já foram curados", diz nota da Sejus. 

Já o monitoramento feito pelo CNJ diz que 464 servidores das unidades penais contraíram a doença. Ou seja, a diferença entre o número de servidores apontados pela Sejus e pelo CNJ é de 220.

No Piauí, de toda a população carcerária, apenas 1.158 presos foram testados. Já do quadro de servidores 600 fizeram teste para o Sars-CoV-2.

Ainda de acordo com o CNJ, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em unidades do sistema prisional brasileiro registrou um aumento de 50,6% nos últimos 30 dias, chegando a 29.403 casos e a 183 óbitos. No socioeducativo, o crescimento no período foi de 33,9% e o registro é de 3.593 casos da doença. O acompanhamento é uma iniciativa do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ) e é o único em escala nacional com dados sobre contágios e óbitos também entre servidores e sobre a situação da pandemia no sistema socioeducativo.

Clique aqui e baixe o Monitoramento-Semanal-Covid-19-Info-02.09.20.pdf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: