Geral

Polícia Federal desmonta organização que vendia dados sigilosos de cli

A Polícia Federal prendeu 27 pessoas ontem e indiciou 57 por envolvimento em duas organizações crim

Terça, 27/11/2012 às 13:11



Foto: Arquivo Polícia Federal
Polícia Federal
A Polícia Federal prendeu 27 pessoas ontem e indiciou 57 por envolvimento em duas organizações criminosas – uma especializada em escuta telefônica clandestina e venda de informações sigilosas e outra formada por doleiros que enviavam dinheiro ilegalmente para o exterior. Segundo a PF, o esquema fez entre 5 mil e 10 mil vítimas, das quais 180 foram identificadas. Entre elas estão dois ex-ministros, um senador, dois prefeitos, dois desembargadores de Tribunais de Justiça e a filial de uma emissora de tevê.

No total, 67 pessoas são acusadas de participar da quadrilha, dos quais seis têm mandado de prisão decretado e ainda não cumprido. Faltam ainda dez a serem indiciados, o que deve ocorrer nos próximos dias. Segundo a PF, 30 pessoas foram conduzidas coercitivamente para depor e, em seguida, liberadas. Entre elas estava Marco Polo Del Nero, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), presidente da Federação Paulista de Futebol e membro do Comitê Executivo da Fifa, surpreendido em sua casa, onde foram apreendidos computadores e documentos.

Em nota, Del Nero disse que contratou o serviços de uma empresa para investigar o “comportamento moral e social” de uma pessoa, em caráter pessoal, e que havia interrompido o trabalho ao perceber que, entre as informações coletadas, havia mensagens que só poderiam ser obtidas ilegalmente. Foi essa empresa, segundo ele, que caiu nas malhas da operação. Ele negou o envolvimento de seu escritório de advocacia, no qual é sócio do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP). A PF informou apenas que o motivo pelo qual Del Nero depôs não tem relação com futebol.

A operação incluiu 87 mandados de apreensão de documentos e bens em São Paulo, Goiás, Pará, Pernambuco, Rio e Distrito Federal. Foram apreendidos 29 veículos de luxo e três motocicletas, além de dinheiro em espécie – R$ 304.250,00, US$ 21.952,00, ¬ 5.970,00 e £ 950,00 – em dois endereços, nos bairros de Cerqueira César e Casa Verde, em São Paulo.

Fonte: O Globo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: