Polícia

Polícia Federal investiga desvio de recursos na UESPI

A operação Curriculum foi deflagrada nesta quarta-feira

Quarta - 17/01/2018 às 11:01



Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Polícia Federal
Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17) a Operação Curriculum na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com o objetivo de investigar irregularidades na aplicação de recursos federais destinados à Universidade no âmbito dos Programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

A operação é em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal.  Equipes da Polícia Federal e da CGU estão cumprindo mandado de busca e apreensão na sede UESPI, cujo material apreendido será analisado e os envolvidos intimados a prestarem esclarecimentos sobre as irregularidades. 

O UAB tem por finalidade expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país, por meio do desenvolvimento de programas e de cursos na modalidade de educação a distância, enquanto o PARFOR tem como escopo a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas de educação básica, por meio de atividades presenciais.

As investigações apontam que há indícios da concessão indevida de bolsas. Somente no ano de 2016 teriam gerado pagamentos indevidos no montante de R$ 276.585. Dentre os casos identificados, constataram-se a concessão de bolsas sem a realização do respectivo processo seletivo e a pessoas que não atendiam os requisitos dos programas federais, tais como ausência de comprovação de formação acadêmica e de experiência profissional. Alguns dos bolsistas são familiares de servidores da UESPI. Também foram constatados indícios de que alguns bolsistas recebiam os pagamentos, porém não desempenhavam suas atividades, bem como a utilização das bolsas para pagamentos de serviços de terceiros, o que indica a possível ocorrência de desvio de finalidade na aplicação dos recursos.

Fonte: Polícia Federal

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: