Polícia do Rio de Janeiro usa SMS para localizar celulares roubados

A polícia da cidade do Rio de Janeiro encontrou uma forma inteligente de localizar e recuperar celulares roubados


Celular

Celular Foto: Economize - Catraca Livre

A polícia da cidade do Rio de Janeiro encontrou uma forma inteligente de localizar e recuperar celulares roubados: através do envio de um SMS para quem estiver de posse dos dispositivos.

Uma mensagem enviada determina que o usuário deve comparecer a uma delegacia especificada e “comprovar a aquisição lícita do referido aparelho”.

A ideia partiu do delegado Celso Gustavo, titular da delegacia da Tijuca, que conseguiu na Justiça uma autorização para que as operadoras enviassem a mensagem para celulares cujos donos anteriores prestaram queixa de roubo. Através do identificador IMEI dos aparelhos, é possível direcionar um SMS para eles, sem margem de erro, mesmo em caso de troca de chip. Entretanto, passado um mês da decisão da Justiça, apenas a Nextel acatou a ordem e disparou as mensagens para seus usuários.

Quem recebe a mensagem tem até 5 dias para comparecer à delegacia da Tijuca para explicar a origem do aparelho ou correr o risco de ser enquadrado no crime de receptação de mercadoria roubada, podendo receber uma pena de um a quatro anos de prisão e multa. Mesmo com a adesão de uma única operadora, o saldo foi positivo. Segundo Gustavo, “conseguimos recuperar 75% dos celulares roubados da Nextel, o que representa 16 aparelhos. As outras operadoras, infelizmente, desobedeceram a ordem judicial, sob pena de pagamento 10 salários mínimos diários”.

Um novo lote de aparelhos furtados recebeu autorização do judiciário para receber o alerta da polícia, mas ainda é preciso que as operadoras cumpram a determinação. Para Gustavo, “é uma ideia simples, mas que enfrenta muita burocracia, pois depende de ordem judicial para o envio da mensagem . O Poder Legislativo poderia autorizar o delegado de polícia a possibilidade de requisitar tais medidas perante as operadoras de telefonia”.

Diante do sucesso da iniciativa, o chefe de polícia do Rio, Carlos Leba, afirmou que estuda a possibilidade de estender o projeto para todas as delegacias da cidade.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: