Polícia

Polícia desarticula quadrilha que facilitava fugas e fornecia celulares para presos

A Operação Conexão foi deflagrada nesta quinta-feira (03)

Quinta - 03/08/2017 às 16:08



Foto: Roberto Araujo/Piauí Hoje Material apreendido pela polícia no decorrer das investigações
Material apreendido pela polícia no decorrer das investigações

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) da Polícia Civil em parceria com outros órgãos de segurança pública do estado deflagrou nesta quinta-feira (03) a Operação Conexão, de combate a facilitação de fuga de pessoa presa ou submetida à medida de segurança, corrupção de agentes públicos e prisões de integrantes de uma organização criminosa responsável por articular a entrada e comercialização de aparelhos celulares, baterias e carregadores dentro das Unidades Prisionais do Estado. 

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta, a polícia informou que a fuga de quatro envolvidos em crimes de assalto a bancos levantaram suspeitas na polícia. Fugiram, no dia 02 de março de 2017, os assaltantes Carlos Sousa Silva, Leonidas da Silva Gomes, Anderson Teodoro de Sousa e um outro identificado apenas como Vilmar. Todos eram oriundos do estado do Paraná.

Os criminosos teriam fugido por uma guarita de segurança, o que levou a polícia a suspeitar o envolvimento de agentes penitenciários. "Como a fuga foi suspeita, porque como eles fugiram pelos pavilhões, pelas passarelas que os policiais fazem a custódia, nós começamos essa investigação", explica o delegado Charles de Holanda.

As investigações chegaram a comprovar o envolvimento de um policial militar identificado como Cláudio Rodrigues, foi identificado o envolvimento de um homem chamado Josimar da Silva Carvalho. Eles teriam recebido o equivalente a 50 mil dos fugitivos. Neste valor, um veículo estava incluso, e este veículo estava em posse de Josimar.

Delegado Charles de Holanda deu detalhes das investigaçõesDelegado Charles de Holanda deu detalhes das investigações

A polícia constatou que, na verdade, se tratava de uma organização que era responsável por 'fornecer' materiais para dentro dos presídios.  "Nós identificamos uma verdadeira organização criminosa responsável por articular a entrada de aparelhos celulares e baterias dentro das unidades do sistema penitenciário do Piauí, além da entrada, esses materiais eram comercializados pelos próprios presos, que tinham como líder o nacional Josimar Carvalho", esclareceu o delegado Charles.

Josimar era ex-detento e controlava a operação 'de fora' dos presídios. Ele era responsável por adquirir os materiais que seriam encaminhado para dentro dos presídios. Além de Josimar e do agente penitenciário Cláudio, também estavam envolvidos os presos identificados como Ismael Ferreira da Silva, Paulo Reis Silva Ribeiro, Israel Ferreira da Silva, e Ivoneide Ângelo Silva Ribeiro.

Josimar, era chefe da quadrilha a repassava os celulares e acessórios para o policial Cláudio Rodrigues. O policial, depois de corrompido, passou a adentrar e entregar aos presos os celulares e acessórios. Ivoneide Ângelo, que é mãe do detento Paulo Reis e Israel Alves da Silva, eram responsáveis por forneer aparelhos celulares, baterias e carregadores e entregar a Josimar. Paulo Reis e Ismael Ferreira eram os detentos que revendiam para outros presos na Casa de Custódia.

Secretário Daniel Oliveira, de Justiça, e Fábio Abreu, de Segurança, participaram da coletiva de imprensaSecretários Daniel Oliveira, de Justiça, e Fábio Abreu, de Segurança Pública, participaram da coletiva de imprensa
FOTOS DOS PRESOS ENVOLVIDOS NA QUADRILHA
Paulo Reis e Ismael Ferreira já estavam presos na Casa de Custódia. Os demais, foram presos com a deflagração da Operação Conexão.
Já estavam presos envolvidos na quadrilha
Presos envolvidos na quadrilha
Preso envolvido na quadrilha

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: