Política

Militares querem ficar fora do ajuste fiscal do Estado

Aconteceu uma reunião pela manhã e está agendada uma outra agora à tarde para tratar do assunto

Segunda - 19/12/2016 às 16:12



Foto: Paulo Pincel Reunião com militares na Assembleia Legislativa
Reunião com militares na Assembleia Legislativa

Policiais e Bombeiros militares foram hoje (19) à Assembleia Legislativa pedir para que as duas categorias ficassem de fora do pacote de medidas que compõem o ajuste fiscal do Estado. Entre outras mdidas, o ajuste congela salários e proíbe concursos públicos nos próximos dez anos. O governo considera impossível abrir exceção ao ajuste, porque outras categorias poderiam reivindicar o mesmo tratamento.

O secretário de Estado do Governo, Merlong Solano, esteve no Palácio Petrônio Portela, sede do Legislativo, onde conversou com os deputados sobre a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 3, de 12 de dezembro de 2016, que institui o novo Regime Fiscal do Estado, e das outras mensagens que compõe o ajuste fiscal.

Representantes das associações dos Cabos e Soldados e dos Oficiais da Polícia Militar do Piauí pediram a retirada dos militares e bombeiros militares do texto do ajuste, alegando que estão há 18 meses sem qualquer reajuste salarial e que a PEC prejudica as carreiras e as promoções.

Participaram da reunião, no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, os deputados Themístocles Filho (PMDB), presidente da Casa;  João de Deus (PT), líder do Governo; Flora Izabel (PT), presidente da Comissão de Fiscalização e Controle Finanças e Tributação; Aluísio Martins (PT), relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça; Robert Rios (PDT), líder da oposição; Liziê Coelho (PTB), Evaldo Gomes (PTC), Wilson Brandão e Rubem Martins (PSB).

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, chegou no final da reunião e permaneceu no gabinete do presidente Themístocles Filho. Ficou marcada para hoje à tarde, às 16h, uma nova reunião com o secretário Merlong Solano e os militares, para tentar um acordo. Merlong Solano ficou de conversar com o governador Wellington Dias, que está em viagem oficial à Europa, sobre o pedido dos militares, mas adiantou que considera “impossível” atender a essa proposta.

  Merlong Solano fala aos deputadosMerlong Solano fala aos deputados

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: