Política

PMDB define neste final de semana quais secretarias vai ocupar no governo WDias

O PMDB tem interesse na Secretaria de Estado da Saúde, mas há reações dentro do PT em entregar uma pasta tão importante a um aliado

Quinta - 03/11/2016 às 17:11



Foto: PMT/Rômulo Piauilino Themístocles Filho com Wellington Dias e Firmino Filho
Themístocles Filho com Wellington Dias e Firmino Filho

Dividido sobre se volta a ser governo ou não, o PMDB vai reunir suas principais lideranças neste final de semana, na sede do partido no bairro São João, na zona Leste de Teresina, para definir os cargos que vai ocupar no governo Wellington Dias, já a partir de dezembro ou, no mais tardar, até janeiro de 2017.

Themístocles Filho é o interlocutor da bancada do PMDB nas negociações com o governador para o retorno do partido à base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa.

O PMDB tem interesse na Secretaria de Estado da Saúde, mas há reações dentro do PT em entregar uma pasta tão importante para um aliado. O governador Wellington Dias vem trabalhando já há algum tempo, junto aos correligionários de PT, justamente para tentar diminuir as reações entre as principais lideranças petistas à aliança com o PMDB.

Hoje (3), durante a inauguração da segunda ponte sobre o rio Poti, ao lado da ponte Wall Ferraz, mais uma vez Themístocles Filho se esquivou de falar sobre quais secretarias o PMDB reivindica. “O governador é quem vai dizer quais as pastas que o PMDB pode ocupar... Até agora o PMDB não reivindicou nenhuma secretaria. Compete ao governador Wellington Dias dizer o que é que pode o PMDB ocupar no governo”.

Themístocles admitiu, no entanto, que há uma perspectiva real de o PMDB ir para o governo ainda em dezembro ou no máximo até janeiro do ano que vem. Questionado sobre se a tendência é para acontecer ou não a aliança, Themístocles disse que é pela aliança. E se depender da vontade dele a formação da aliança, Themístocles Filho foi ainda mais transparente: “(Se depender dele) vai acontecer”. E o que falta?  “Conversa meu irmão. Se você vai casar, tem que conversar com a noiva”.

Se há reações dentro do PT à composição, no PMDB também não há consenso. O vice-presidente do PMDB, ex-deputado federal e ex-assessor especial do governador Wellington Dias, João Henrique Sousa, tem reagido às declarações do presidente do partido, Marcelo castro, que já tem como certa a aliança com o PMDB e já fala em apoio á reeleição de Wellington Dias em 2018.

Fonte: Paulo PIncel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: