PMDB decide hoje se abandona Governo; decisão pode influenciar outros

O diretório nacional do PMDB decide nesta terça-feira (29) se desembarca ou não do Governo Dilma Ro


O diretório nacional do PMDB decide nesta terça-feira (29) se desembarca ou não do Governo Dilma Rousseff (PT). A decisão é importante porque outros partidos esperam a definição do PMDB para também definirem um rumo no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Reunidos em Brasília nesta terça-feira, 119 membros representando os 27 diretórios do partido deverão votar.

No Piauí, três membros piauienses participam da votação: Marcelo Castro, Themistocles Filho e João Henrique Sousa. Marcelo Castro, ministro da Saúde, é o único que deve votar pela permanência do PMDB no Governo. Themistocles e João Henrique devem seguir a orientação do vice-presidente Michel Temer para romper com o Governo.

De acordo com a imprensa nacional, Temer passou a segunda- feira (27) articulando para que todos os membros optem pelo abandono ao Governo por unanimidade. O PMDB tem 69 deputados federais e 18 senadores que vão votar no processo de impeachment da presidente.

A reunião do PMDB estava marcada apenas para abril, mas 16 diretórios estaduais pediram a antecipação para hoje. Mais da metade dos estados já decidiram que vão votar pela saída do PMDB do Governo.

Na tarde de ontem (28), Michel Temer também se reuniu com o ex-presidente Lula e segundo a imprensa nacional, Temer comunicou que a saída do partido é “irreversível” e as tensões aumentam a cada dia. Na semana passada, o governo federal demitiu Henrique Pires, indicado de Temer para a Funasa.

PP também pode romper

Já o Partido Progressista, presidido nacionalmente pelo senador piauiense Ciro Nogueira (PP) espera a decisão do PMDB para poder definir seu caminho. De acordo com informações apuradas por ODIA, se o PMDB abandonar o Governo Dilma, Ciro Nogueira vai convocar uma reunião extraordinária para amanhã (30) para também decidir o futuro do partido.

Dos 49 deputados federais do PP, 22 já pediram a saída do PP do Governo Federal. O senador Ciro Nogueira, apesar de ser um aliado fiel ao Governo Dilma, tem dito que será difícil o PP permanecer no Governo. Apesar do partido manter o Ministério da Integração Nacional, ganha corpo na sigla a defesa pela saída do Governo.

O PP tem 49 deputados federais e seis partidos. E assim como o PMDB, sua possível saída da base aliada fragiliza ainda mais a organização do Governo Federal. Entre os piauienses membros do diretório nacional do PP estão a vice-governadora Margarete Coelho, o deputado estadual Júlio Arcoverde, a deputada federal Iracema Portela.

Fonte: João Magalhães

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: