PM-PI comemora 177 anos com exposição no Teresina Shopping

Polícia Militar Exposição Teresina Shopping


Exposição da Polícia Militar do Piauí no Teresina Shopping

Exposição da Polícia Militar do Piauí no Teresina Shopping Foto: Thiago Amaral

História e tecnologia dividem a praça de eventos do Teresina Shopping para comemorar os 177 anos da Polícia Militar do Piauí. A I Exposição da corporação segue até a próxima quinta-feira (21) e conta com estandes das diversas frentes que apresentam aos visitantes suas ações e instrumentos de trabalho.

Logo na entrada os visitantes encontram uma verdadeira relíquia: um fusca preto e branco, ano 1965. “Esta é nossa apresentação histórica. Adquirimos este fusca em 1965 e ele foi nossa primeira viatura móvel”, explica o Major Jorge Lima, relações públicas da PM.

\"\"Grupos especiais da PM também e3stsão na exposição (Foto: Thiago Amaral)
Natureza Especiais (RONE)

Os visitantes podem conferir de perto o armamento utilizado pelos policiais e conhecer mais sobre a diferenciação entre armas letais e não letais. “Para nós é uma grande satisfação explicar à população como trabalhamos, que equipamentos utilizamos e esclarecer em qual situação utilizamos cada um deles”, disse o soldado Rumenique Pereira, expositor do estande da Rone.

Para a atendente Yara Penelope, a exposição é uma ótima oportunidade de aproximar a polícia da sociedade. “Estou gostando muito de ver de perto os equipamentos utilizados para nossa segurança. Sou funcionária aqui do Shopping e me surpreendi com a exposição”, declara Yara.

Além disso, a exposição conta ainda com a prestação de serviços de saúde oferecidos pela equipe do Hospital da Polícia Militar. Verificação de pressão arterial e glicemia são alguns dos serviços prestados no estande do HPM.

A Polícia Militar conta ainda com ações de prevenção, que educam crianças e adolescentes no combate ao uso de drogas. “Aqui o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) apresenta suas frentes de trabalho e informa a população de como atuamos junto à escola e a família na prevenção das drogas. Uma das nossas ações mais conhecidas é o Pelotão Mirim que atende crianças de 7 a 14 anos, orientando através de atividades lúdicas e combatendo a proliferação das drogas”, explica o Tenente Coronel Baltazar, coordenador estadual do Proerd.

O Ronda Cidadão, Polícia Militar Ambiental e a Equoterapia também têm espaço no evento. A equoterapia funciona no Centro de Equoterapia do Esquadrão Independente de Polícia Montada do Estado do Piauí –EIPom, na Zona Sudeste da capital e atende 50 participantes que através da prática tem melhorado suas atividades motoras.

Animais empalhados são uma atração a parte da exposição. Os policiais da Polícia Militar Ambiental falam das apreensões e entregam folders informativos com o intuito de conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente. O maior número de ocorrências dizem respeito a criação de animais silvestres. “Nossa principal ação é em torno da apreensão de animais silvestres criados em cativeiros. Nosso trabalho de fiscalização e principalmente, as denúncias nos levam a atuar esses infratores que podem pegar de seis meses a um ano de prisão e ainda, multa de R$ 500 a R$ 5 mil reais”, explica a Tenente Liliane Bezerra.

Guardião Eletrônico

Durante a realização da I Exposição da Polícia Militar do Piauí, o monitoramento realizado pelo Guardião Eletrônico pode ser acompanhado direto do evento. Há um estande com transmissão ao vivo dos 30 pontos da capital onde tem câmeras instaladas.

“Com esse recurso fazemos o policiamento digital de Teresina e já em fase experimental com três câmeras em Picos e futuramente, 21 câmeras em Parnaíba. São câmeras de alta resolução que nos dão maior visibilidade para o policiamento ostensivo. Já registramos e pudemos combater ações como roubos de carro, uso de drogas e outras ações”, esclarece o Major Edson Júnior, da Polícia Militar.
 

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: