Polícia

Polícia Militar envia mais 70 homens para Esperantina

Governo decidiu reforçar aparato policial depois das rebeliões e fugas em presídio

Segunda - 09/10/2017 às 19:10



Foto: Assessoria Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, conversa com policiais militares da Tropa de Choque
Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, conversa com policiais militares da Tropa de Choque

Setenta homens da Polícia Militar do Piauí foram deslocadas para Esperantina, a 220 Km de Teresina, depois das rebeliões e fugas de 85 presos da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo. A Secretaria de Justiça, Secretaria de Segurança Pública e do Comando Geral da Polícia Militar decidiram reforçar o aparato policial na região para diminuir o medo da população das cidades próximas a Esperantina.

Presos foram recapturados em Esperantina, Barras, Batalha e até em Teresina, depois que 75 fugiram durante a rebelião da tarde/noite de sexta-feira (6) e ontem à noite, quando mais 10 presos conseguiram escapar.

Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, inspecionou a penitenciária após rebelião
Secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, inspecionou a penitenciária após rebelião

A Secretaria de Justiça divulgou nota tranquilizando a população sobre o reforço da segurança na cidade de Esperantina e região:  

“COMUNICADO À POPULAÇÃO DE ESPERANTINA

Amigos esperantinenses... Diante do problema na Penitenciária de Esperantina e para garantir a proteção dos cidadãos, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Justiça, Secretaria de Segurança Pública e do Comando Geral da Polícia Militar – já destinou um aparato de mais de 70 homens das forças de segurança, para assegurar o bem-estar da população.

São 22 homens do Comando de Policiamento Especializado; 10 homens da Tropa de Choque de Teresina; 10 da Força Tática de Esperantina; 6 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 6 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte; e cerca de 20 guarnecendo o presídio do município.

Para fazer a patrulha na cidade e região, também foram destinadas 4 viaturas do Comando de Policiamento Especializado; 2 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 2 da Força Tática de Piripiri; 1 da Força Tática de Esperantina; e 1 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte.

Além do decreto de situação emergencial do Governo do Estado, para reforçar a segurança e reformar a unidade prisional de Esperantina, o governador Wellington Dias e o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, estão no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, solicitando a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

A Secretaria de Justiça agradece a todas as instituições e à população e ressalta que está trabalhando para manter a segurança dos cidadãos de Esperantina e região. Secretaria de Estado de Justiça do Piauí. 09.10.2017”

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: