Polícia

Polícia Militar envia mais 70 homens para Esperantina

Governo decidiu reforçar aparato policial depois das rebeliões e fugas em presídio
Fonte: Paulo Pincel | Editor: Alinny Maria 09/10/2017 16:30
Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, conversa com policiais militares da Tropa de Choque Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, conversa com policiais militares da Tropa de ChoqueFoto: Assessoria

Setenta homens da Polícia Militar do Piauí foram deslocadas para Esperantina, a 220 Km de Teresina, depois das rebeliões e fugas de 85 presos da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo. A Secretaria de Justiça, Secretaria de Segurança Pública e do Comando Geral da Polícia Militar decidiram reforçar o aparato policial na região para diminuir o medo da população das cidades próximas a Esperantina.

Presos foram recapturados em Esperantina, Barras, Batalha e até em Teresina, depois que 75 fugiram durante a rebelião da tarde/noite de sexta-feira (6) e ontem à noite, quando mais 10 presos conseguiram escapar.

Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, inspecionou a penitenciária após rebelião
Secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, inspecionou a penitenciária após rebelião

A Secretaria de Justiça divulgou nota tranquilizando a população sobre o reforço da segurança na cidade de Esperantina e região:

“COMUNICADO À POPULAÇÃO DE ESPERANTINA

Amigos esperantinenses... Diante do problema na Penitenciária de Esperantina e para garantir a proteção dos cidadãos, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Justiça, Secretaria de Segurança Pública e do Comando Geral da Polícia Militar – já destinou um aparato de mais de 70 homens das forças de segurança, para assegurar o bem-estar da população.

São 22 homens do Comando de Policiamento Especializado; 10 homens da Tropa de Choque de Teresina; 10 da Força Tática de Esperantina; 6 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 6 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte; e cerca de 20 guarnecendo o presídio do município.

Para fazer a patrulha na cidade e região, também foram destinadas 4 viaturas do Comando de Policiamento Especializado; 2 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 2 da Força Tática de Piripiri; 1 da Força Tática de Esperantina; e 1 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte.

Além do decreto de situação emergencial do Governo do Estado, para reforçar a segurança e reformar a unidade prisional de Esperantina, o governador Wellington Dias e o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, estão no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, solicitando a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

A Secretaria de Justiça agradece a todas as instituições e à população e ressalta que está trabalhando para manter a segurança dos cidadãos de Esperantina e região. Secretaria de Estado de Justiça do Piauí. 09.10.2017”

Comentários