Política

Plano de governo de WDias inclui oito eixos prioritários

O plano prevê ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Piauí

Quarta - 05/09/2018 às 14:09



Foto: Assessoria Governador Wellington Dias com jovens
Governador Wellington Dias com jovens

O Plano de Governo da coligação “A vitória com a força do povo”, liderada por Wellington Dias, para o período 2019-2022, traz ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Piauí. Um dos eixos apresenta um conjunto de propostas baseadas em garantir saúde pública de qualidade mais próxima das pessoas e o incentivo à vida saudável. É o Eixo 2, de um total de oito eixos de desenvolvimento que constam no Plano de Governo da coligação.

A assistência à saúde dos piauienses será ampliada e qualificada por meio de um sistema de parcerias com os municípios que serão assessorados, visando a melhoria e a humanização nos seus atendimentos. O objetivo é chegar a todos os Territórios de Desenvolvimento com serviços especializados, de média e alta complexidade, através da melhoria dos hospitais regionais e da criação de atendimento especializados descentralizados.

O uso da tecnologia da informação e as ações de telemedicina serão ampliados. A saúde chegará em cada território com rede de atendimento materno/infantil, rede de urgência e emergência, o atendimento ambulatorial especializado e número de leitos de UTIs será ampliado. A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência será fortalecida e serão implantadas estruturas especializadas para atendimento de pessoas vítimas de violência sexual.

Já como forma de estimular uma vida saudável, serão desenvolvidas ações preventivas, como promoção de hábitos saudáveis a partir da prática de exercícios físicos, implantação de Linhas de Cuidados no contexto das Redes de Atenção à Saúde do Idoso, às Doenças Negligenciadas, o Sobrepeso e a Obesidade e a Doença Falciforme, implementação do “Programa Vida no Trânsito”  para  diminuir riscos de lesões, sequelas e mortes por acidentes, avançar nas coberturas vacinais, garantir o cuidado integral aos indígenas não aldeados, implantar o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, etc.

A saúde preventiva também será feita por meio de vigilância ambiental. O Governo do Estado promoverá ações de vigilância em saúde para evitar ou reduzir as ocorrências das doenças tropicais emergentes e negligenciadas (dengue, zika, chikungunya, doença de chagas, leishmanioses, hanseníase, entre outras). Também intensificará medidas de promoção de saúde para controlar e reduzir os fatores de risco ambientais em saúde, tais como: qualidade da água para consumo humano, vetores de importância de saúde pública (aedes, flebótomo, triatomínio), agrotóxicos, queimadas, etc.

“Descentralizar os serviços de saúde e assessorar os municípios para atender a todas e todos, qualificar e humanizar o atendimento para melhor assistir as cidadãs e cidadãos, essas são ações que nortearão nosso trabalho e garantirão uma saúde cada vez melhor para as pessoas, aumentando a expectativa de vida da população”, diz Rejane Tavares, coordenadora técnica do Plano de Governo da coligação “A vitória com a força do povo”.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: