Planície Litorânea define prioridades para agenda de desenvolvimento

Assunto foi tratado em evento que reuniu representantes de nove dos 11 municípios do território.


Rejane Tavares, secretária de Planejamento em exercicio

Rejane Tavares, secretária de Planejamento em exercicio Foto: Arquivo pessoal

A superintendente de Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Rejane Tavares, participou, nessa quarta-feira (13), em Parnaíba, da aprovação do Regimento Interno do Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Planície Litorânea. O evento reuniu representantes de nove dos 11 municípios do território.

Além da participação de conselheiros, o evento contou ainda com a participação de importantes instituições como Embrapa e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante o encontro, o conselho realizou uma revisão das potencialidades do território Planície Litorânea, redefinindo como atuação prioritária para a gestão atual do conselho os seguintes pontos:

1- Agricultura orgânica e irrigada;

2- Agricultura familiar e agroecológica;

3- Turismo e desenvolvimento sustentável;

4- Energias renováveis;

5- Agropecuária.

Esses temas irão nortear a elaboração da agenda de desenvolvimento do território, construída por meio de termo de cooperação entre diversas instituições e coordenada pelo conselho. Além disso, ficou agendada uma reunião para o dia 25 de janeiro de 2018 que terá como pauta a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) Territorial da Planície Litorânea.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, que passam por algum tipo de beneficiamento ou manipulação e que necessitam desse selo para acessar aos mercados. Ele permite que produtores locais vendam seus produtos seguindo as normas sanitárias vigentes, garantindo qualidade e segurança para a sua produção.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: