Política

Planejamento deve elevar produtividade do TJ-PI em 30%

A informação foi repassada por Norberto Campelo, que integra o Conselho Nacional de Justiça

Quarta, 10/08/2016 às 11:08



As várias ações recentes de planejamento estratégico e tecnologia do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) devem elevar em mais de 30% os números do Tribunal no relatório ‘CNJ em Números’, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

A informação foi repassada pelo Conselheiro Norberto Campelo, piauiense que integra a Comissão de Sustentabilidade do órgão nacional e que acompanha de perto os relatórios sobre a produtividade dos tribunais de todo o país.

Ele destacou o avanço do TJ-PI durante sua palestra sobre ’Responsabilidade Socioambiental para Eficiência no Poder Judiciário: A efetividade da Resolução do CNJ nº 201/2015’, durante o seminário ’Encontro Judiciário Piauiense Sustentável’, que acontece no TJ-PI. Planejamento estratégico deve elevar em 30% números da produtividade do TJ-PI no CNJ Números da produtividade do TJ deve aumentar em 30%, diz CNJ

“Na meta de julgar mais processos ultrapassamos a marca dos 80%, a produtividade dos juízes aumentou em mais de 30%. Nós estávamos com os juízes julgando cerca de 700 processos por ano e passamos agora para 1.008 processos. Nós melhoramos ainda no cumprimento das metas e no IPCjus, que é o índice que mede a eficiência do Tribunal como um todo, envolvendo servidores de 1º grau, 2º grau, também tivemos crescimento, embora, claro,ainda precisemos avançar mais. Mas o índice que mais crescemos foi com relação à produtividade dos juízes. E isso mostra um avanço importante e recoloca o TJ-PI no ranking de todos os tribunais, não sendo mais o último em produtividade. Já ultrapassamos outros tribunais”, destaca o Conselheiro Norberto Campelo.

O membro do CNJ ressaltou ainda que este avanço tem uma relação direta com as recentes medidas adotadas pelo Presidente Erivan Lopes, como a agregação das Comarcas, e outras de cunho administrativo que prezam pela celeridade na prestação jurisdicional.

“Aqui no TJ-PI tenho visto o esforço dos gestores. São medidas inovadoras que são adotadas e que fazem a mudança. Neste processo são necessárias mudanças drásticas de comportamento e que já são adotadas em outros tribunais”, avalia o Conselheiro Norberto Campelo.

Fonte: Daniel Silva/TJ-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: