Arte e Cultura

Piripiri - a capital do Humor

A cidade também possui uma boa estrutura hoteleira e gastronômica e um animado calendário de festas

Segunda - 15/05/2017 às 16:05



Foto: Reprodução Piripiri - a capital do Humor
Piripiri - a capital do Humor

Piripiri está localizada em um grande entroncamento rodoviário na região Norte do Piauí. É uma passagem quase obrigatória entre o litoral e a capital, estando próxima ainda de municípios como Pedro II, Campo Maior e dos parques nacionais de Sete Cidades  em Piracuruca, e de Ubajara, no Ceará. Conhecida como Capital do Humor, tem entre seus filhos humoristas de renome nacional, como João Cláudio Moreno, que inspiraram a criação de um festival de humor, que ocorre sempre no mês de novembro. Um de seus atrativos naturais principais é o açude Caldeirão que fica a dez quilômetros da sede da cidade onde há uma estrutura de restaurantes e hotel para receber banhistas. A cidade também possui uma boa estrutura hoteleira e gastronômica e um animado calendário de festas onde o destaque são o período dos santos juninos, em junho; o carnaval fora de época, o Pirifolia, em julho, e a festa da padroeira Nossa Senhora dos Remédios, de 6 a 16 de outubro.

Como Chegar?

Carro: É possível chegar à cidade pelas BRs 222, 343, 404 e 407.

Ônibus: Linhas saindo da capital e para cidades próximas são feitas pelas empresas Barroso (86 3276-1566), Guanabara (86 3276-1675) e Itapemirim (86 3276-2707)

Açude Caldeirão

O açude Caldeirão fica a 10 quilômetros do Centro de Piripiri, com acesso fácil pela rodovia Ministro Vicente Fialho. O reservatório foi construído em 1939 pelo Dnocs e abastece a cidade, além de ser um dos seus principais pontos turísticos. Possui ainda diversos restaurantes e bares no povoado Banda, onde são servidos pratos da culinária local. 

Festas e festejos

Piripiri é uma terra festeira. As festas juninas acontecem na Praça de Eventos, antiga Esplanada da Estação Ferroviária, e reúnem milhares de pessoas que celebram com muito forró e comidas típicas. Próximo do dia 4 de julho, quando se celebra o aniversário da cidade, é realizado o carnaval fora de época Pirifolia. De 6 a 16 de outubro ocorrem os festejos de Nossa Senhora dos Remédios, com novenas, leilões e shows. Em novembro, o Festival de Humor reúne humoristas de todo o país. 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: