Piquenique da Leitura aproxima estudantes da Escola Municipal Galileu Veloso dos livros

Objetivo do projeto é dar ênfase à leitura como competência primordial na alfabetização das crianças


Os estudantes da Escola Municipal Galileu Veloso participaram de uma atividade diferente que aproximou as crianças dos livros.

Os estudantes da Escola Municipal Galileu Veloso participaram de uma atividade diferente que aproximou as crianças dos livros. Foto: Ascom

Os estudantes da Escola Municipal Galileu Veloso participaram de uma atividade diferente que aproximou as crianças dos livros. O Piquenique de Leitura foi uma ideia da equipe escolar para incentivar a conexão das crianças com os livros de forma animada, valorizando o trabalho de alfabetização realizado na escola.

O objetivo da equipe é dar ênfase à leitura como competência primordial na alfabetização das crianças. A atividade é parte da série de iniciativas da Rede Municipal de Educação para alfabetizar as crianças cada vez mais cedo, estimulando leitura e escrita. Momentos de leitura diários estão entre as principais atividades neste sentido.

“O Piquenique de Leitura foi realizado para consolidar e socializar as ações de leitura realizadas a partir de projetos de leitura desenvolvidos com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, ressaltando a importância e o valor do uso da linguagem presente nos mais diversos textos que circulam socialmente”, explica Francisca Carvalho, diretora da escola, que acrescenta que este momento é de fundamental importância, pois os alunos se sentem valorizados, além de perceberem que a leitura também está fora da sala de aula.

Durante a programação foram realizadas apresentações artísticas, como a dramatização do Casamento de Dona Baratinha, Lição das Ferramentas, Barbaduque e show de piadas, além do musical Rosa Juvenil e roda de capoeira. Na área pedagógica os alunos iniciaram com visitas às salas de aulas, onde estavam sendo expostos temas variados, como jogos pedagógicos de leitura, exposição de arte, oficinas de textos e contação de histórias. 

Durante o evento, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental realizaram o autógrafo de livro produzido através de coletânea de textos escritos durante os anos de 2014 e 2015 nas aulas de língua portuguesa da professora Fátima Rufino.

“O livro faz parte de um projeto de leitura que é realizado anualmente na escola. Trabalhamos com os estudantes, primeiramente, o gosto pela leitura. Após eles conhecerem cada gênero textual, apresentamos a ideia da produção de um livro, onde eles escolhem um tema e passam dois anos trabalhando seus textos”, explica Fátima Rufino, professora responsável pelo projeto.

A professora conta que o tema trabalhando com os estudantes para a produção do livro foi “Eu e meus Avós”. “Os alunos deram a ideia de trabalhar histórias que envolvessem eles e os avós. O tema foi aceito e depois iniciaram as produções, que aos poucos foram sendo corrigidas e aprimoradas, dando espaço para 19 textos, publicados em um livro”, pontua.

A estudante Mairla Vitória de Sousa Silva, de 10 anos, conta que com a atividade aprendeu a gostar de ler. “É com momentos como esse que eu e meus colegas percebemos a importância da leitura. Pois não é só dentro da sala de aula que precisamos ficar lendo, mas em todos os momentos de nossa vida e isso é muito bom, pois a leitura mostra um mundo diferente”, disse.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: