Municípios

Picos vai ganhar Unidade de Pronto Atendimento e 10 leitos de UTI

As inaugurações devem ocorrer logo no início de maio, já que as obras estão concluídas, sendo realizadas as instalações de equipamentos e mobiliários.

Quarta - 19/04/2017 às 11:04



Foto: Reprodução Leitos de UTI
Leitos de UTI

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, anunciou a entrega de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Regional Justino Luz, e ainda a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Picos. De acordo com ele, as inaugurações devem ocorrer logo no início de maio, já que as obras estão concluídas, sendo realizadas as instalações de equipamentos e mobiliários.

“Os últimos serviços estão sendo feitos e incluem a implantação da rede de gases, inclusive, a manutenção do tomógrafo, que estará conclusa até o final do mês de abril, o que nos dará as condições, para, no início de maio, colocar o serviço de UTI em funcionamento”, afirma Costa.

 Outras obras também estão ocorrendo no Hospital Regional Justino Luz, como na área de pronto atendimento e ainda a reforma na ambiência. “A gente tem consciência dos transtornos hoje gerados por várias obras que estão acontecendo no Justino Luz, mas com a certeza de que, com a abertura da UTI e da UPA, vai melhorar e muito o atendimento e na forma mais humanizada, à altura que toda região de Picos precisa e merece”, enfatiza.

 Unidade de Pronto Atendimento - UPA

 A abertura da UPA, cuja gestão cabe ao município, é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a do Estado, que viabilizou as condições para abertura da unidade, também prevista para o mês de maio. Segundo o secretário, a UPA vai melhorar o atendimento de forma significativa na área de urgência e emergência.

 Atualmente, toda assistência de urgência e emergência é feita num espaço pequeno, no Hospital Justino Luz. “Se você imaginar, uma pequena área do Hospital ser substituída por nova estrutura, com aproximadamente 1200 metros quadros. Nós vamos ganhar muito em qualidade, na forma de fazer esse atendimento, beneficiando todos aqueles 40 municípios que fazem referência no pronto atendimento para o Hospital Justino Luz”.

 Com o novo serviço de pronto atendimento, o Hospital Justino Luz vai fazer a retaguarda. Os casos de urgência e emergência, os clínicos, tanto adulto como pediátrico, vão direto para atendimento na UPA. Somente aqueles casos politraumatizados, grandes traumas, serão realizados no Hospital Justino Luz. “Esse atendimento vai acontecer na área de ortopedia, onde vamos manter toda uma equipe de profissionais na retaguarda no Justino Luz, mas os casos, principalmente, emergência clínica, vão ser atendidos na UPA”, explica.

 O novo perfil de saúde para a região vai diminuir a pressão no Hospital, diminuindo significativamente o volume da urgência do Justino Luz, proporcionando a função finalística do Hospital, que é de fazer internação, atendimento cirúrgico e de realização de parto.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: