Política

Piauienses atendem ao chamado do MPF contra a Corrupção

população MPF corrupção campanha

Terça - 23/02/2016 às 21:02



Os piauienses atenderam ao chamado do Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) e participaram da campanha 10 Medidas Contra a Corrupção no Teresina Shopping. Nos dias 18, 19 e 20, jovens, adultos e idosos aderiram à campanha, assinando as listas de apoiamento. A ação resultou em mais de 800 assinaturas de cidadãos que desejam o aperfeiçoamento dos instrumentos de combate à corrupção.

Dentre essas pessoas, chamou a atenção o exemplo de dona Maria do Socorro França, de 77 anos. A aposentada ouviu na rádio a notícia de que no sábado seria o último dia da campanha no shopping e não pensou duas vezes. Chamou um táxi e se dirigiu ao estabelecimento com o objetivo de exercer a sua cidadania.

“Quando ouvi no rádio que seria o último dia da campanha fiquei nervosa. Não podia deixar essa oportunidade passar. Minha filha estava doente e por isso não pude vir na sexta. Mas hoje não pensei duas vezes. Precisava assinar esse documento contra a corrupção”, declarou.

Assim como dona Maria do Socorro, outros exemplos marcaram a iniciativa do MPF. Famílias inteiras pararam no stand para dar a sua contribuição contra a corrupção.

A campanha do MPF já está na reta final. Mais de 1.436.000 pessoas já assinaram as listas de apoiamento. No Piauí, as assinaturas continuam a serem colhidas na sede da Procuradoria da República no Piauí, localizada na Avenida João XXIII,1390, em Teresina e nas Procuradorias da República nos Municípios de Picos, Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato e Corrente.



As propostas do MPF para o combate à corrupção são:

1) Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos;

2) Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação;

3) Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores;

4) Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2;

5) Reforma do sistema de prescrição penal;

6) Celeridade nas ações de improbidade administrativa;

7) Eficiência dos recursos no processo penal;

8) Ajustes nas nulidades penais;

9) Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado;

10) Recuperação do lucro derivado do crime.

Confira todas as informações sobre a campanha em: www.dezmedidas.mpf.mp.br

Fonte: MPF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: