Geral

Piauiense sindicalista no Tocantins é assassinado com as mãos atadas

piauiense assassinato sindicalista tocantins

Quinta - 08/11/2012 às 19:11



 O presidente interino do Sindicato dos Professores de Araguaína, Fabriciano Borges Correia, 37 anos, foi encontrado morto na manhã dessa quinta-feira, 08, em sua residência localizada na Rua Santa Inês no Setor Raizal. Segundo a Polícia, o corpo do sindicalista foi encontrado com os pés e as mãos amarrados com fio de energia, além do pescoço.

Conforme a PM, o corpo foi encontrado estrangulado, com um fio amarrado no pescoço, além dos pés e mãos que estavam atados. O material utilizado para o enforcamento foi retirado do ventilador da vitima e de uma extensão elétrica. Quando a polícia chegou ao local, portas da residência estavam abertas e as chaves não foram localizadas.

De acordo com a polícia civil, foram encontrados no local latas de cerveja. A televisão e o som estavam ligados. A perícia colheu as impressões digitais no envelope e, conforme o delegado, pode ser requerido o exame grafotécnico.

A motivação do crime

Fabriciano era homossexual assumido, mas o delegado Fernando Rizéro Jaime praticamente descartou a possibilidade de crime homofóbico e acredita que o ocorrido possa ter ligações com questões sindicalistas e políticas. Aida segundo o delegado, há várias linhas de investigações, mas nenhum suspeito foi localizado.

A Diretoria do Sindicato acredita também que o crime possa ter ligações políticas. O presidente do Sintet teria recebido ameaças de dois prefeitos por ter atuado no processo político que levou à perda da reeleição por tais gestores. A Direção não divulgou nomes, mas disse que já repassou as informações à polícia.

Manifestação do Sindicato

Em nota, o SINET lamentou a morte do sidicalista e acredia ser mais um crime homofóbico no estado. "Pelas características há indícios de que seja mais um crime homofóbico no Tocantins. Fabriciano militava há mais de dez anos pelos direitos e valorização da Educação e dos Educadores no Tocantins, " diz o comunicado do sindicato.

Perfil

Fabriciano era professor das redes pública municipal e estadual, diretor de Saúde do Trabalhador do SINTET central, presidente do SINTET Regional de Araguaína, conselheiro municipal da Educação de Araguaína, diretor da UNCME- União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e conselheiro do FUNDEB.

História

Fabriciano Borges é filho da aposentada Marfisa Borges Correa, de 76 anos e de uma família de seis irmãos, sendo cinco biológicos e um adotivo. Durante algum tempo foi professor em Uruçuí e construiu muitas amizades. Ao lado do saudoso João Soldado fez história na Associação de Moradores do Bairro Areia (AMBA). Saiu de Uruçuí há mais de vinte anos, em busca de um futuro melhor.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: