Piauiense fecha prova de redação do Enem

estudante piauiense nota máxima redação enem


Enem

Enem Foto: Divulgação

Em busca de um sonho, Victoria Maria Luz, 18 anos, deixou os amigos, familiares e a terra natal, no semiárido do Piauí, região castigada pela seca, ainda com 14 anos para se dedicar aos estudos. A jovem mudou-se de Picos para Teresina com objetivo de melhorar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de quatro anos, Victoria começa a colher os frutos das decisões tomadas no passado. Na terça-feira (13), ao consultar seu desempenho no Enem 2014 descobriu que atingiu a nota máxima da redação, 1.000 pontos, e com uma média geral de 813.28 espera conquistar uma vaga no curso de Medicina.

A estudante piauiense é um dos 250 candidatos que tiveram nota 1.000 na redação. Para conquistar este feito, Victoria Maria revelou sua rotina de estudo. Segundo ela, além das horas dedicadas ao ensino em sala de aula foi necessária uma preparação em casa. Victoria também destaca como benefício o fato de ter feito o Enem nas edições passadas como treineiro.

“Tive um acompanhamento escolar muito intenso porque além da disciplina de redação, os alunos ainda contam com uma oficina para produção de textos onde discutimos diversos temas que possivelmente serão cobrados pelo Exame. Após os debates em sala de aula partimos para a prática, depois os professores corrigem e devolvem aos estudantes para que o texto seja reescrito, assim o treinamento passou a ser constante. Em casa, dividi meu tempo entre as outras disciplinas. Nem lembro quantas redações cheguei a produzir em um mês”, contou a menina.

Apesar da prática na produção de textos, Victoria Maria afirmou que ficou surpresa com o tema por acreditar que outro assunto seria cobrado no Enem 2014. Na edição do ano passado os candidatos tiveram que discorrer sobre “Publicidade infantil em questão no Brasil”.

“Fiquei surpresa com o tema porque não estava no meu foco. Não esperava que este problema fosse ser cobrado, já que havia outros temas em discussão no Brasil. Entretanto, gostei de escrever sobre publicidade infantil, pois eu tinha ouvido falar sobre a temática, mas ressalto que foi a prática que me possibilitou fazer um bom texto, mesmo sem uma grande bagagem de informações”, comentou Victoria Maria.

Para a jovem, a habilidade para escrever um bom texto e preencher as cinco competências exigidas pelo exame deve ser adquirida através da leitura e da produção de textos. Conforme a estudante, o hábito da leitura não pode ser encarado como uma obrigação, mas como prazer. “Ler ajuda muito a ter um vocabulário mais completo. Você percebe dicas de como escrever e é importante também ler o texto que está escrevendo”.

A nota de redação vai de 0 a 1.000 pontos e para um bom texto ganhar a nota máxima ele deve cumprir cinco competências exigidas no Enem e que recebem de 0 a 200 pontos.

Vida em Teresina
Victoria Maria Luz conta que os pais sempre incentivaram os filhos a estudar e por isso apoiaram quando ela passou a morar a 306 km longe da família e dos amigos. A saudade foi amenizada com o convívio que a jovem teve com outros garotos e garotas da sua cidade natal que assim como ela foram morar na capital para estudar.

“Os primeiros meses foram muito difíceis. Convivi com pessoas que já estavam em faculdade enquanto eu com 14 anos estudava no 9º ano do Ensino Fundamental. Tudo era novo, mas o sonho de ser médica e a ajuda dos professores fizeram eu superar estes obstáculos” contou.

A estudante chegou a passar para o curso de Medicina, mas desistiu da vaga por ter sido aprovada em uma faculdade particular. “Quero estudar numa universidade pública por isso vou usar a nota do Enem para conquistar uma vaga no curso de Medicina em uma universidade pública. Por enquanto desejo estudar na Universidade Federal do Ceará ou do Piauí. Vou aguardar a abertura das inscrições do Sisu para analisar a nota de corte e decidir pela instituição”, finalizou.

Fonte: com informações do g1/pi

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: