Esportes

Piauiense 2016 terá turno e returno e final decidida em dois jogos

campeonato piauiense detalhes decididos finais

Sábado - 28/11/2015 às 09:11



 Todos os detalhes sobre o Campeonato Piauiense 2016 foram definidos no arbitral realizado na sede da Federação de Futebol do Piauí. O encontro contou com a participação dos representantes dos clubes da primeira divisão, que determinaram, dentre outros pontos, um novo modelo de disputa.

Com a retirada da Copa Piauí do calendário da FFP, o Piauiense 2016 passou a ter uma importância muito maior para os clubes. A competição, que terá como participantes o Caiçara, Cori-Sabbá, Flamengo, Parnahyba, Piauí, River, Picos, além de Altos ou Oeiras (que estão disputando o acesso na segunda divisão), dará mais vagas nos campeonatos nacionais.

O campeão e o vice do Estadual garantirão vagas na Copa do Brasil 2017 e na Copa do Nordeste 2017. O campeão também conquistará o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D 2016 – exceto o River, ficando a vaga para o vice-campeão.

Para conquistar tais vagas, os clubes terão pela frente um campeonato diferente do que foi realizado em 2015. Dessa vez, os oitos clubes disputarão dois turnos. Os quatro melhores colocados da fase de classificação de cada turno avançam para as semifinais. As semifinais e finais de cada turno serão disputadas em jogos de ida e volta.

O campeão estadual será decidido entre os vencedores do primeiro e do segundo turno, sendo a grande final também disputada em jogos de ida e volta. O Campeonato Piauiense 2016 contará com 66 partidas.

Rebaixamento

Os dois clubes de piores índices técnicos na soma dos dois turnos no Campeonato serão rebaixados para a Segunda Divisão.

A Segunda Divisão do Campeonato Piauiense voltou a ser realizada em 2015 com a participação de seis clubes, e colocou de volta dois deles na primeira divisão. Em 2016, clubes como 4 de Julho e Barras, rebaixados esse ano, devem disputar o torneio.

O Campeonato Piauiense 2016 contará com o retorno de pelo menos dois clubes da região Sul do estado, algo que não aconteceu esse ano. O Estadual terá início dia 30 de janeiro e a previsão do término é dia oito de maio de 2016.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: