Geral

Piauí viabiliza aplicação de recursos para beneficiários da reforma agrária

Serão 30 milhões de reais investidos para a geração de renda de agricultores familiares assentados em áreas reformadas pelo Incra.

Sexta - 16/12/2016 às 11:12



Foto: Ascom Assentamentos
Assentamentos

Mais de duas mil famílias do Território Entre Rios serão beneficiadas, a partir do mês de janeiro, com a aplicação de crédito fomento a serem investidos em projetos produtivos. O Governo do Piauí, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinaram o plano de atividades do Acordo de Cooperação Técnica para a prestação de Assistência Extensão Rural (Ater) para nove municípios do Território Entre Rios.

A ação tem como objetivo fomentar a implantação de projetos produtivos de promoção de segurança alimentar e nutricional, além de estimular a geração de trabalho e renda, bem como a valorização do trabalho da mulher na unidade de produção familiar.

O Emater será o responsável em levar assistência técnica para 2.534 famílias em 75 assentamentos reconhecidos pelo Incra, em nove municípios, promovendo, assim, o aumento da produção, a comercialização e a renda dos assentados. A equipe técnica será formada por 32 extensionistas e serão investidos, aproximadamente, 30 milhões de reais. Acredita-se que, com este valor circulando pelo estado, será retornado em ICMS o valor de dois milhões de reais.

Para a realização do projeto, serão executadas as etapas de identificação das potencialidades, elaboração de projeto e, em seguida, acompanhamento técnico. Para tanto, será oferecido um fomento no valor de R$ 3.000 por meio do Fomento Mulher, pagos em parcela única, e R$ 6.400 pagos em duas parcelas, do Fomento, para que as famílias beneficiadas possam investir na cadeia produtiva escolhida.

Kalil Luz, diretor de Educação e Extensão Rural do Emater, destaca a importância dos recursos que as famílias irão receber, uma vez que ele irá fortalecer as experiências produtivas. “Este recurso irá ajudar a fortalecer os arranjos produtivos que estas famílias já desenvolvem nos assentamentos, assim como promover a capacitação e implementação de tecnologias adaptadas à agricultura familiar”, completou o diretor.

Metas

Entre as metas do projeto estão a realização de visitas individuais às unidades de produção para discussão e planejamento da aplicação do crédito fomento, a apresentação dos projetos produtivos realizados, reuniões com as mulheres titulares do lote para discutir e planejar a aplicação do Crédito Fomento Mulher, entre outras que serão realizadas ao longo do ano.

O diretor-geral do Emater, Marcos Vinicius, lembra a vasta experiência que a instituição estadual tem na prestação da assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais. O projeto  intitulado de “Semeando Cidadania” é uma ação em parceria com o Incra, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pelo Emater. Ele visa à retomada de uma parceria entre governo e Incra visando à aquisição de crédito para assentados do estado do Piauí. 

“A ideia é que o Emater possa dar suporte para a elaboração desses projetos via plano de crédito. A meta é fortalecer ainda mais os municípios que trabalham com a agricultura familiar, garantindo a comercialização para promover a geração de renda das famílias. A partir de janeiro, as oficinas serão iniciadas, fortalecendo também a segurança familiar, o associativismo e o cooperativismo”, explica Marcos Vinicius.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: