Economia

Piauí teve média de crescimento do PIB dez vezes maior que a média nacional

A Fundação Cepro e o Ibge divulgaram nesta segunda o PIB do Piauí referente a 2014

Segunda - 28/11/2016 às 15:11



Foto: Lucrécio Arrais Antonio José Medeiros comenta sobre os números do PIB
Antonio José Medeiros comenta sobre os números do PIB

Na manhã desta segunda-feira (28), a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Fundação Cepro) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentam as estimativas do Produto Interno Bruto (PIB), para o ano de 2014 no estado do Piauí, o evento aconteceu por volta das 9h, no Palácio de Karnak.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí teve uma média de crescimento dez vezes maior do que a média nacional referente ao ano de 2014, onde apresentou um crescimento de 5,3% em relação a 2013, cujo valor real foi de R$ 37,7 milhões.

Segundo o presidente da Fundação Cepro, Antonio José Medeiros, para que haja desenvolvimento é necessário que o crescimento do PIB seja maior que o da população. “Hoje, o crescimento da população brasileira é de 0,90% ao ano, então, o PIB tem que crescer mais do que isso. No Piauí, nos últimos 10 anos, o PIB tem crescido mais que a população e em uma taxa maior que a do Brasil. A crise que nós estamos vivendo agora ainda não se refletiu no PIB de 2014, deverá ser percebida no PIB de 2015”, completa Medeiros.

Outro aspecto do estudo avalia a renda per capita, que é o PIB dividido pela população.  O levantamento também permite a comparação, porque, à medida que os dados do PIB são divulgados em todos os 27 estados do Brasil, é possível vislumbrar a posição do Piauí, em relação aos demais, para análise do ritmo de crescimento do estado.

Fonte: Com informações da Ascom Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: