Economia

Piauí terá maior usina solar da América Latina

O Piauí passa a ser referência também na geração de energia solar

Quarta - 06/07/2016 às 20:07



Foto: El Pais Wellington Dias em lançamento
Wellington Dias em lançamento

Destaque nacional na exploração das chamadas “energias limpas”, como a eólica, o Piauí passa a ser referência também na geração de energia solar. O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado João de Deus (PT), comemorou hoje (6) a instalação da Enel Green Power, subsidiária da estatal italiana de energia Enel, que iniciou na cidade de Ribeira do Piauí, na região Sudeste do estado, construção da maior usina solar da América Latina, que deve entrar em operação no ano que vem. 

João de Deus leu trechos das reportagens de jornais sobre o maior investimento em energia solar da América Latina. “Chamada Nova Olinda, a planta ocupará uma área de 690 hectares e terá uma capacidade instalada total de 292 W. Com isso, será capaz de suprir as necessidades de 300 mil famílias brasileiras, evitando a emissão de 350 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera”.

“Energia, luz do sol nós termos o ano todo. Portanto, o Piauí vai ser potência também em energia solar, já que somos destaque na prodiução de energia eólica”, afirmou João de Deus, acrescentando que a usina fotovoltaica está sendo construída em uma zona com alto índice de irradiação solar, com US$ 300 milhões em investimentos, sendo totalmente financiada com recursos próprios da Enel, devendo entrar em funcionamento no segundo semestre de 2017”.

“Atualmente, a Enel já opera o maior complexo solar do Brasil, em Pernambuco, e está levantando uma planta em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Além disso, a estatal italiana será responsável pelas usinas de Horizonte MP (BA) e Ituverava (BA). Com todos esses projetos, a empresa se tornará a maior fornecedora de energia solar do Brasil”, leu João de Deus, defendendo a necessidade de uma discussão urgente da legislação tributária para o setor de energia.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: