Geral

Piauí tem 201 municípios em emergência

Mesmo estando no fim do período chuvoso, o Piauí ainda tem 201 cidades em situação de emergência. D

Segunda - 10/06/2013 às 13:06



Foto: Reprodução Seca
Seca
Mesmo estando no fim do período chuvoso, o Piauí ainda tem 201 cidades em situação de emergência. Destas, 199 pediram reconhecimento de calamidade por conta da estiagem e apenas dois (Alegrete do Piauí e Bertolínia) decorrente de enxurradas. Os dados são da Secretaria Nacional de Defesa Civil e foram atualizados na sexta-feira (7).

Corroborando os números da secretaria nacional, a Defesa Civil do Piauí e o Exército Brasileiro estão atendendo muitos desses municípios com carros-pipa. “Temos, em parceria com o exército, mais de 700 carros-pipa para abastecer cerca de 90 municípios, onde as famílias dependem dessa distribuição para ter água para beber”, afirma o diretor de defesa civil, Jerry Herbert.

Um levantamento feito pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), revelou que os açudes e as barragens dos estado estão com menos da metade da capacidade total.

A área mais atingida pela seca, o semiárido brasileiro, estende-se por oito Estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além do norte de Minas Gerais, totalizando uma extensão territorial de mais de 980 quilômetros quadrados. 

Fonte: G1/Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: