Política

Piauí reúne 30 jovens de seis estados em intercâmbio para formação de lideranças

O intercâmbio reuniu jovens do Piauí, Bahia, Ceará, Sergipe e Maranhão

Quinta - 31/05/2018 às 15:05



Foto: Assessoria parlamentar Deputado estadual Francisco Limma (PT)
Deputado estadual Francisco Limma (PT)

O ‘Intercâmbio para Formação de Facilitadores em Gestão Social, Organização e Empreendedorismo da Juventude Rural’ realizado no Assentamento Lisboa, em São João do Piauí, reuniu 30 jovens do Piauí, Ceará, Maranhão, Sergipe e Bahia, que receberam na noite de ontem (30), os certificados do curso de manejo e terminação de borregos e cabritos. O deputado estadual Francisco Lima (PT) participou do encerramento do curso e da entrega dos certificados.

O professor Francisco das Chagas Riberito Filho, o Chicão, coordenador do Programa Viva Semiárido na região de São João do Piauí, comemorou o resultado do evento.

“Nós realizamos agora, de 28 a 30 de maio, o intercâmbio de formação de liderança jovem em empreendedorismo rural com a consultora Joana da Costa Rica, vinculada ao Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola em parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural via Projeto Viva o Semiárido e o Semear Internacional, que é ligado ao FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA ) ”.

O intercâmbio reuniu jovens já beneficiados pelos projetos do FIDA nesses estados, com o objetivo de formar jovens lideranças. “Aqui no Piauí foram 15 jovens do assentamento Lisboa que fizeram parte do projeto de terminação de borregos carneiros e bodes. Eles recebem os cabritos e borregos dos criadores e fazem a terminação, a engorda desses animais. Eles implantaram pasto irrigado de sorgo e de leguminosas, construíram aprisco, um centro de terminação. Esse curso foi importante para potencializar a experiência do Piauí na área nde caprinos e ovinos”, adiantou o coordenador.

"Nós tivemos ontem à noite participando do encerramento do intercâmbio com a juventude rural denominado 'Intercâmbio para Formação de Facilitadores em Gestão Social, Organização e Empreendedorismo da Juventude Rural no Piauí', um evento organizado pelo Projeto Semear, financiado pelo Fida em parceria com o Governo do Piauí, no Assentamento Lisboa, onde há um projeto de ovinocaprinocultura", explicou o deputado Limma.

"Foram 30 jovens do Piauí, Ceará, Maranhão, Sergipe e Bahia que receberam conhecimento, principalmente sobre a formação empreendedora e a elaboração de projetos para jovens do Meio Rural do Nordeste. Participamos a entrega dos certificados do curso que foi ministrado pela costariquenha Joana Rodrigues, profissioonal com larga experiência em metodologia de trabalho com jovens na América Latina. Esse intercâmbio é parte do trabalho programado quando estávamos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural e que tem como objetivo experimentar uma metodologia de fortalecimento da capacidade empreendedora da juventude rural do Piauí", acrescentou o parlamentar, que é líder do Governo Wellington Dias na Assembleia Legislativa.

Francisco Limma prossegue em viagem pelo extremo Sul do Piauí, visitando municípios Jurema, Caracol e São Raimundo Nonato.

Jovens recebem o diploma do curso
 O intercâmbio reuniu jovens do Piauí, Bahia, Ceará, Sergipe e Maranhão   [Foto: Assessoria parlamentar]

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: