Geral

Piauí registrou 113 assassinatos nos meses de março e abril, diz o Sin

bimestre recorde piaui assassinatos

Segunda - 19/05/2014 às 10:05



Um total de 113 pessoas foram assassinadas no Piauí no bimestre formado pelos meses de março e abril de 2014. Os dados são cerca de 10% superiores aos dois primeiros meses do ano quando 101 pessoas foram vítimas de homicídios dolosos. As informações constam de uma pesquisa realizada mensalmente pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira (Sinpolpi), que serve para medir a violência contra a pessoa humana de modos a cobrar do Governo ações que visem reduzir a criminalidade.

“Há cada mês que passa o Estado bate recordes negativos de assassinatos. Em janeiro o Piauí já tinha registrado 55 homicídios dolosos e em março se superou quando nada menos do que 62 pessoas foram mortas na capital, interior e litoral”, afirma o sindicalista Cristiano Ribeiro, presidente do Sinpolpi e coordenador da pesquisa.

Em abril houve um recuo para 51 crimes dolosos, mas nem mesmo esta redução no quarto mês do ano foi suficiente para provocar uma queda no total geral do bimestre.

Do total de assassinatos nos dois meses, 72 aconteceram na capital e o restante, 40 crimes, aconteceram nos demais municípios. Após a capital, os dois municípios com mais mortes violentas dolosas no bimestre são Parnaíba, com cinco casos e Piracuruca, com um crime a menos.

MULHERES - Outro dado preocupante é o de que nos dois meses, 14 mulheres foram assassinadas no Estado. Apesar de ter registrado mais crimes no geral, o mês de março “fechou” com seis assassinatos de representantes do sexo feminino enquanto em abril oito mulheres foram mortas.

Alguns dos casos estão relacionados a crimes passionais, mas dentre os motivos alegados, há briga de gangues, reação a assalto e até uma briga em duas empregadas domésticas que aconteceu na zona Leste de Teresina e que acabou com uma matando a outra a facadas deixando a patroa e a vizinhança chocadas.

Com relação ao instrumento do crime, a maioria foi a arma de fogo. Em abril foram registrados 34 casos de vítimas com armas de fogo contra 33 em março. Em seguida aparecem as armas brancas, geralmente facas e punhais e depois os crimes praticados com outros instrumentos, como pedras, pedaços de pau, espancamentos, dentre outros.

Nos meses de marços e abril a zona Sul de Teresina foi a mais violenta com um total de 24 assassinatos. Em seguida aparece a zona Leste com 21 casos, a Norte com 17 e por último a Sudeste que registrou um total de 10 assassinatos.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: