Olhe Direito!

Piauí notifica 28 casos suspeitos de H1N1


Vacina

Vacina Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde atualiza dados da Influenza H1N1 e notifica 28 casos suspeitos, com dois óbitos. Os casos são classificados por critério clínico e os óbitos estão em investigação.

As notificações são de pacientes residentes em sete municípios do Piauí e dois do Maranhão: Teresina (15), Palmeirais, Bom Jesus, Monte Alegre, Redenção do Gurguéia, Campo Largo, Baixa Grande do Ribeiro, José de Freitas, Novo Oriente, Capitão de Campos, todos com um caso, Brejo (MA), um caso, e Timon (MA), três casos.

Por critério epidemiológico, a Secretaria da Saúde, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, orienta aos municípios que tiverem casos suspeitos notificados antecipem o calendário de vacinação, mantendo o 30 de abril, como o Dia D de vacinação.

O Piauí já recebeu mais de 188 mil doses da vacina. Ao todo, serão 732.193 doses a serem distribuídas para todos os municípios piauienses. Ainda esta semana, serão recebidas mais 42% das doses, fechando a totalidade de entrega na próxima semana.

A imunização é voltada para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, população indígena, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

Para o tratamento da Influenza, o Estado disponibiliza 7.500 doses de antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu. Havendo suspeita de Influenza H1N1, o paciente é submetido à medicação e ainda é recolhido amostra para exame laboratorial.
Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.
Próxima notícia

Dê sua opinião: