Piauí mantém casos reduzidos de dengue e chikungunya

Redução de 44% nos casos de dengue.


O Aedes aegypti transmite dengue e chikungunya, também pode transmitir o vírus da zika

O Aedes aegypti transmite dengue e chikungunya, também pode transmitir o vírus da zika Foto: Reprodução

Na nona semana epidemiológica de 2018, o Piauí aponta uma redução de 41% nos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017. Esse ano, foram 79 notificações em 11 municípios. Em 2017, foram 134 notificações em dez municípios.  Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (8), pela Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, da Secretaria de Estado da Saúde.

Também houve redução de 44% nos casos de dengue, com 246 casos notificados em 26 municípios em 2018. Já em 2017 foram 439 em 42 municípios. Quanto à zika, foram duas notificações em todo o Estado. 

Apesar dessa redução a Secretaria de Estado da Saúde reforça que a população tome medidas simples para o combate ao mosquito Aedes aegypti, especialmente nesse período chuvoso. A orientação é simples e fácil de ser seguida, como manter os ambientes limpos e longe do vetor dessas doenças, como acúmulo de água em pneus, garrafas, latas, caixas d’água descobertas, além de pratos sob vasos de plantas, recomenda o supervisor de Vigilância em Saúde Antônio Manoel.

Confira o boletim 

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: