Geral

Piauí já pode realizar procedimento cardíaco raro

piaui procedimento saúde

Quinta - 28/02/2013 às 09:02



Pela primeira vez, médicos que atuam no Piauí participam de um treinamento na Suíça, para possibilitar a realização de um novo procedimento cardíaco no estado. Nove médicos do Heart Team do Hospital São Marcos estão em Nyon, na Suíça, recebendo um treinamento da Edwards Lifescience, empresa que fabrica uma valva cardíaca artificial essencial para a sobrevivência de pacientes que sofrem de Estenose Aórtica e que estão frágeis demais para passar por uma cirurgia convencional. O treinamento é uma parceria do Hospital piauiense com a empresa multinacional.



Entenda melhor a doença



Estenose Aórtica é uma calcificação em uma das válvulas (ou valvas) do coração. Esta doença atinge de 3% a 5% das pessoas acima de 75 anos no mundo. Destas, cerca de 30% não resistiriam a uma cirurgia comum. “Não há tratamento para o problema que calcifica uma das válvulas do coração, a não ser cirurgia”, explica o cardiologista clínico e vice-diretor do Hospital Albert Einstein, Flávio Tarasoutchi, que esteve em Simpósio realizado em Teresina para falar sobre a doença. Ele chamou a atenção para o fato de que a estenose pode se tornar um grave problema de saúde pública entre idosos nas próximas gerações.



Sobre o ITVA - Implante Transcateter de Válvula Aórtica



Na década de 1990, foi desenvolvido um procedimento de implante de válvula através de cateter, ou seja, através de uma artéria, o ITVA – Implante Transcateter de Válvula Aórtica. No Piauí o procedimento já foi realizado uma única vez. O ITVA foi realizado no Hospital São Marcos, com a equipe de médicos piauienses que está em treinamento na Suíça, mas, durante o procedimento eles tiveram que ficar sob a supervisão de um cardiologista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, uma exigência da Edwards Lifescience. O objetivo do treinamento realizado agora é permitir que os médicos piauienses tenham autonomia para a realização do procedimento que vem salvando muitas vidas e garantindo qualidade de vida e longevidade para os pacientes.



Entenda o caso inédito ocorrido no Piauí



No dia 25 de agosto de 2012, a americana Nora Ellen Stenger, mais conhecida no Brasil como Irmã David, foi a primeira paciente no norte e nordeste do país a ser submetida ao procedimento. Aos 75 anos, depois de duas cirurgias, o problema ficou tão grave que a ex-enfermeira já não podia mais levantar-se da cama, pois ficava sem ar. Hoje ela exerce normalmente as funções no trabalho e sem demonstrar nenhum desejo de se aposentar. “Depois que fiz esse implante estou vivendo muito bem, meu maior desejo agora é todas as pessoas que sofrem com este problema também possam realizar o procedimento”, afirma Irmã David. Ela se junta aos milhares de militantes que lutam para incluir o ITVA na lista de procedimentos cobertos pelo Sistema Único de Saúde do Brasil e pelos planos particulares de saúde, pois ainda é um procedimento muito caro.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: